Situada num momento de conflitos culturais, estéticos e culturais, Gilka da Costa de Melo Machado teve sua obra influenciada pela modernidade trazida pelo século XX. Neste momento, o que se esperava era construir uma identidade nacional através de reformas e movimentos políticos, sociais e literários, apesar das contradições entre a dependência da cultura europeia e o olhar para a cultura nacional. Despontam, então, uma autora que traz, em sua poética, caracterizada pelo teor amoroso e erótico, é também rica símbolos abundante em significações. Diante dessa riqueza, objetivamos, portanto, construir uma reflexão didático-pedagógica para discutir a presença poesia erótica na sala de aula do ensino médio. Para tratar do erotismo, utilizamos Paz (2018), Bataille (2013); para o letramento poético e a formação do leitor literário para o eros, temos como aporte: Elliot (1991), Sorrenti (2009), Silva (2009), Faros (1998), Pinheiro (2018) e Brasil (2017). Os procedimentos metodológicos abordados foram: (1) pesquisa bibliográfica; (2) leitura do corpus, (3) análises-reflexivas sobre a poesia erótica de Gilka Machado no ensino médio. Uma poética como a gilkina é fundamental à formação do leitor literário, pois ajuda-o a desenvolver habilidades de leitura na presença de um texto com profundidade, entretanto, é necessária uma reformulação do pensamento. Ademais, um ensino pelo eros estimula para o autoconhecimento, pois a construção do "eu" é, também, parte da diferenciação com o "outro".