Artigo CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação

E-books

ISBN: 978-65-86901-83-2

ENTRE FIOS: AS TESSITURAS DAS CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS DE MENINAS NEGRAS NA ESCOLA.

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          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
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                  BRUNA ANG&Eacute;LICA BORGES (IFRO)<br />\r\n
                  BRUNO FELIPE MARQUES PINHEIRO &nbsp;<br />\r\n
                  CATARINA DE C&Aacute;SSIA MOREIRA (UFRJ)<br />\r\n
                  CLERISL&Acirc;NIA DE ALBUQUERQUE SOUSA (UECE)<br />\r\n
                  DANIELE KELLY LIMA DE OLIVEIRA (UVA)<br />\r\n
                  DANILO ARAUJO DE OLIVEIRA &nbsp;<br />\r\n
                  D&Eacute;BORA KELLY PEREIRA DE ARA&Uacute;JO (UEPB)<br />\r\n
                  HELINE MARIA FURTADO SILVA (FACULDADE BRASIL INTELIGENTE)<br />\r\n
                  IRIS VANESSA DE SOUSA SILVA (FCG)<br />\r\n
                  ITALO DARTAGNAN ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n
                  IVANEIDE NUNES PAULINO GRIZENTE (UFRJ)<br />\r\n
                  JAMAIRA JURICH PILLATI (UFPR)<br />\r\n
                  JEAM CLAUDE DE SOUZA GOMES (UFRN)<br />\r\n
                  JONATA FERREIRA DE MOURA (UFMA)<br />\r\n
                  JORGE MIGUEL LIMA OLIVEIRA (SEE/PB)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; CARLOS LIMA COSTA (UFMA)<br />\r\n
                  KALLINE FL&Aacute;VIA SILVA DE LIRA (AEDA)<br />\r\n
                  KENIA ALMEIDA NUNES (IFBA)<br />\r\n
                  LARISSA SILVA ABREU (UFMA)<br />\r\n
                  LINDALVA JOS&Eacute; DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n
                  LISIS FERNANDES BRITO DE OLIVEIRA &nbsp;<br />\r\n
                  MARCELLA SUAREZ DI SANTO (IFG)<br />\r\n
                  MARIA DO CARMO ALMEIDA DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  MARIANA FERNANDES BRITO (UFMA)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PEDRO PAULO SOUZA RIOS (UEFS)<br />\r\n
                  RAFAELLA DE SOUSA TELES (SEDUC-PB)<br />\r\n
                  ROSANGELA DE ARAUJO LIMA (UNINASSAU)<br />\r\n
                  ROSYENE CONCEI&Ccedil;&Atilde;O SOARES CUTRIM (UFMA)<br />\r\n
                  SILAS VELOSO DE PAULA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  SIONY ROCHA DE SOUSA (SEDUC-CE)<br />\r\n
                  TATIANE DA SILVA SALES (UFMA)<br />\r\n
                  WAGNER DE JESUS SILVA (UESB)<br />\r\n
                  WILLIAM ROSLINDO PARANHOS (UFSC)<br />\r\n
                  ZEILA SOUSA DE ALBUQUERQUE (IFMA)
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                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
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                  BRUNO FELIPE MARQUES PINHEIRO &nbsp;<br />\r\n
                  CATARINA DE C&Aacute;SSIA MOREIRA (UFRJ)<br />\r\n
                  CLERISL&Acirc;NIA DE ALBUQUERQUE SOUSA (UECE)<br />\r\n
                  DANIELE KELLY LIMA DE OLIVEIRA (UVA)<br />\r\n
                  DANILO ARAUJO DE OLIVEIRA &nbsp;<br />\r\n
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                  IRIS VANESSA DE SOUSA SILVA (FCG)<br />\r\n
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                  JEAM CLAUDE DE SOUZA GOMES (UFRN)<br />\r\n
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Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

O presente estudo tem como finalidade investigar, no espaço escolar, até que ponto as concepções de meninas negras que assumiram seus cabelos crespos estão ligadas a uma ruptura com estereótipos racistas e machistas ligados a eles. Portanto, a pesquisa visou pensar o lugar de meninas dentro do campo social escolar, como se veem, como se afirmam ou negam suas condições culturais e históricas, como o processo de assumir o cabelo crespo se tornou importante para elas e que tipo de estereótipos estiveram presentes em sua constituição como sujeitos sociais. Para tanto, nosso aporte teórico se fundamenta em pesquisadoras negras como Nilma Lino Gomes (2016), Bell Hooks (2005), Joice Berth (2019), e também, Michel Foucault (1987) e Stuart Hall (2011), em um caminho teórico que vai desde as concepções sobre gênero, currículo escolar, racismo e empoderamento feminino negro. Nosso percurso metodológico é de natureza qualitativo com foco na pesquisa de campo e aplicação de questionários, com questões abertas e fechadas, de modo a coletarmos informações específicas sobre cada uma das entrevistadas. Após análise das respostas, percebemos que majoritariamente as meninas passaram, em suas histórias de vida, por processos discriminatórios em relação ao seu cabelo e seu corpo, mas que a constituição de sua autoimagem tem se firmado por meio de um processo positivo do que é ser uma mulher negra. A escola, nesse sentido, pode se tornar um importante espaço de reafirmação e fortalecimento da identidade negra dessas meninas, ao incluir em seu currículo as discussões sobre a temática de gênero e raça.

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