Esse artigo versa sobre a análise de uma prática pedagógica interdisciplinar realizada na cidade de Manaus/AM, que dialoga com o respeito às mulheres. Trata-se de um recorte de pesquisa em andamento desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) no âmbito da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Unidade de Humaitá - IEAA. Neste recorte busca-se analisar de que forma uma prática pedagógica interdisciplinar pode contribuir no combate a violência contra a mulher e estimular o empoderamento feminino. O amparo teórico e metodológico tem como base os estudos Pós-críticos em Educação, a partir de autores que transitam entre os campos de prefixos “Pós” trazidos por Meyer e Paraíso (2012) sob uma perspectiva dos estudos culturais, estudos de gênero e estudos feministas. A produção de dados se deu a partir de estudo bibliográfico e documental. Os resultados encontrados apontam que a proposta analisada, Monumento Tenente Roxana Bonessi, serviu como exemplo de prática pedagógica a ser desenvolvida como instrumento de empoderamento da mulher.