O Estágio de docência é parte integrante da formação do(a) pós-graduando(a), objetivando a preparação para a docência e a qualificação do ensino. Sendo assim, objetivamos analisar a concepção dos(as) pós-graduandos(as) sobre a experiência do ED e a dimensão da prática docente no ensino superior. Como aporte teórico, dialogamos, dentre outros, com Pimenta (1995; 1999), Lima e Pimenta (2006), Barreiro e Gebran (2016) e Imbernón (2016). A metodologia utilizada tem como pressuposto de investigação a pesquisa qualitativa, com a aplicação de um questionário aos(as) mestrandos(as) e doutorandos(as) do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba PPGE/UFPB. Esta experiência torna-se importante a partir do momento em que oferece ao(a) mestrando(a) doutorando(a) uma visão da prática em docência, uma vez que o objetivo do ED é de promover experiências de formação pedagógica para pós-graduandos(as) em Educação, que sirvam para articular aspectos teóricos e práticos da docência no Ensino Superior, através da aproximação com a realidade acadêmica em componentes ofertados pelos Departamentos do Centro de Educação da instituição. As perspectivas aqui apontadas nos remetem para a compreensão dos desafios enfrentados na formação docente por intermédio da relação teoria e prática, ao mesmo tempo a construção de profissionais que refletem as suas condições materiais de existência.