Distúrbio auditivo funciona (FHD) correlaciona-se a uma disfunção do processamento auditivo central, dificultando o encadeamento das informações, ao qual é recebida de maneira tardia. Sendo assim, as ideias não conseguem ser decodificadas e por fim, tornam-se incompreendidas. O processo de aprendizagem é um processo de imensa subjetividade, pois cada indivíduo se apropria do conhecimento de maneiras diferentes. A audição é a principal via de conhecimento para aquisição do conhecimento, porém para que esse processo de aprendizagem tenha êxito, é necessário que o funcionamento do aparelho auditivo seja pleno. O método tradicional de educação inspirado nas escolas prussianas, com aulas expositivas onde o discente ocupa uma posição de passividade, exige que o indivíduo seja dotado de algumas habilidades auditivas para que compreenda a informação exposta. Sendo assim, as ideias não conseguem ser decodificadas e por fim, tornam- se incompreendidas. O presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão da literatura houve a realização da busca e trabalhos foram pesquisados arquivos indexados na plataforma Google acadêmico e no periódico CAPES. Foram utilizadas as seguintes combinações de palavras chaves: “DPAC e educação”, “DPAC e aprendizagem”, “mental disorder”, buscando compreender a conjuntura de maneira geral, provocando reflexões acerca da inclusão de alunos com o distúrbio auditivo do processamento cerebral, desde as observações do docente ao diagnóstico, bem como apresentar práticas pedagógicas diante de um discente diagnosticado com o distúrbio, o professor tem como dever auxiliar o discente nas aulas, mas não é de suma responsabilidade do docente realizar o tratamento adequado, pois é responsabilidade de uma equipe de profissionais como, psicopedagogos, psicólogos, levando em consideração a aprendizagem do aluno, para uma melhor compreensão do conhecimento. É de grande relevância realizar o treinamento auditivo, para que haja uma reabilitação nos distúrbios de audição, possibilitando assim, um melhor ensino aprendizagem do aluno.