Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VALORIZANDO O BRINCAR COM CRIANÇAS NA FASE CRECHE NA CIDADE DE MANAUS/AM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90909
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4740
    "inscrito_id" => 17884
    "titulo" => "PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VALORIZANDO O BRINCAR COM CRIANÇAS NA FASE CRECHE NA CIDADE DE MANAUS/AM"
    "resumo" => "O presente artigo é um relato de experiência como estagiária e emerge do período de observação em Estágio Supervisionado I – Educação Infantil no curso de Pedagogia na Universidade Nilton Lins, ocorrida na Creche Municipal Profª Eliana de Freitas Moraes no decorrer do ano de 2021. A partir disto, nos foi possível presenciar o projeto voltado para Educação Financeira denominado “Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento financeiro para famílias” que objetiva que crianças e adultos consigam, por meio de brincadeiras, jogos e outros recursos, planejar o futuro, identificar os sonhos, definir as metas, fazer planos e compreender que as escolhas feitas todos os dias ajudam a alcançar os objetivos, promovendo uma abordagem na Educação Financeira infantil e oportunizando as crianças a ensinar como guardar dinheiro, investir e construir uma vida mais próspera, aprendendo a lidar com os problemas financeiros de maneira benéfica e educativa. Assim, este artigo tem como objetivo geral reconhecer a educação financeira em âmbito escolar por meio de projetos que valorizem o brincar da primeira infância. A fim de mediar uma pesquisa significativa, tratou-se de cunho bibliográfico, em publicações científicas (anais de eventos, periódico nacional, teses e dissertações) com uma abordagem qualitativa, que versam com a temática sobre a identificação e análise dos potenciais da educação financeira com crianças. Os autores que embasaram essa pesquisa foram Mendonça (2020), Vissotto Jr (2010), Sésamo Workshop (2016). Nesta conjuntura, observou-se que o brincar apresenta às crianças o valor real do dinheiro e como podem viver de maneira mais consciente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17884_TB4740_28112022202551.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VILMA DOS SANTOS ARCANJO"
    "autor_nome_curto" => "VILMA"
    "autor_email" => "vilmasarcanjo@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90909
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4740
    "inscrito_id" => 17884
    "titulo" => "PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VALORIZANDO O BRINCAR COM CRIANÇAS NA FASE CRECHE NA CIDADE DE MANAUS/AM"
    "resumo" => "O presente artigo é um relato de experiência como estagiária e emerge do período de observação em Estágio Supervisionado I – Educação Infantil no curso de Pedagogia na Universidade Nilton Lins, ocorrida na Creche Municipal Profª Eliana de Freitas Moraes no decorrer do ano de 2021. A partir disto, nos foi possível presenciar o projeto voltado para Educação Financeira denominado “Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento financeiro para famílias” que objetiva que crianças e adultos consigam, por meio de brincadeiras, jogos e outros recursos, planejar o futuro, identificar os sonhos, definir as metas, fazer planos e compreender que as escolhas feitas todos os dias ajudam a alcançar os objetivos, promovendo uma abordagem na Educação Financeira infantil e oportunizando as crianças a ensinar como guardar dinheiro, investir e construir uma vida mais próspera, aprendendo a lidar com os problemas financeiros de maneira benéfica e educativa. Assim, este artigo tem como objetivo geral reconhecer a educação financeira em âmbito escolar por meio de projetos que valorizem o brincar da primeira infância. A fim de mediar uma pesquisa significativa, tratou-se de cunho bibliográfico, em publicações científicas (anais de eventos, periódico nacional, teses e dissertações) com uma abordagem qualitativa, que versam com a temática sobre a identificação e análise dos potenciais da educação financeira com crianças. Os autores que embasaram essa pesquisa foram Mendonça (2020), Vissotto Jr (2010), Sésamo Workshop (2016). Nesta conjuntura, observou-se que o brincar apresenta às crianças o valor real do dinheiro e como podem viver de maneira mais consciente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17884_TB4740_28112022202551.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VILMA DOS SANTOS ARCANJO"
    "autor_nome_curto" => "VILMA"
    "autor_email" => "vilmasarcanjo@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente artigo é um relato de experiência como estagiária e emerge do período de observação em Estágio Supervisionado I – Educação Infantil no curso de Pedagogia na Universidade Nilton Lins, ocorrida na Creche Municipal Profª Eliana de Freitas Moraes no decorrer do ano de 2021. A partir disto, nos foi possível presenciar o projeto voltado para Educação Financeira denominado “Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento financeiro para famílias” que objetiva que crianças e adultos consigam, por meio de brincadeiras, jogos e outros recursos, planejar o futuro, identificar os sonhos, definir as metas, fazer planos e compreender que as escolhas feitas todos os dias ajudam a alcançar os objetivos, promovendo uma abordagem na Educação Financeira infantil e oportunizando as crianças a ensinar como guardar dinheiro, investir e construir uma vida mais próspera, aprendendo a lidar com os problemas financeiros de maneira benéfica e educativa. Assim, este artigo tem como objetivo geral reconhecer a educação financeira em âmbito escolar por meio de projetos que valorizem o brincar da primeira infância. A fim de mediar uma pesquisa significativa, tratou-se de cunho bibliográfico, em publicações científicas (anais de eventos, periódico nacional, teses e dissertações) com uma abordagem qualitativa, que versam com a temática sobre a identificação e análise dos potenciais da educação financeira com crianças. Os autores que embasaram essa pesquisa foram Mendonça (2020), Vissotto Jr (2010), Sésamo Workshop (2016). Nesta conjuntura, observou-se que o brincar apresenta às crianças o valor real do dinheiro e como podem viver de maneira mais consciente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.