SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO ENSINO DA ARTE NA ESCOLA: CONCEPÇÃO DE PROFESSORES ARTE EDUCADORES
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88041 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 82 "inscrito_id" => 9927 "titulo" => "SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO ENSINO DA ARTE NA ESCOLA: CONCEPÇÃO DE PROFESSORES ARTE EDUCADORES" "resumo" => "Esta investigação está associada à linha de pesquisa “Processos formativos, práticas educativas, diferenças”, do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem como objetivo analisar os sentidos e significados do ensino da arte no ambiente escolar na concepção dos professores de arte. Frente ao objetivo, problematiza-se: A concepção dos professores em relação ao ensino da Arte no espaço escolar traz sentidos e significados para que eles reconheçam a arte como processo humanizador? Para essa busca o aporte teórico ancora-se na teoria histórico-cultural, com base no materialismo histórico-dialético. Para tanto, realizamos entrevistas com cinco professores de Arte da Rede Municipal de Educação de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, no seguimento de Ensino fundamental anos iniciais e finais. As entrevistas foram organizadas em duas unidades de análise: formação e arte e arte na escola. Os resultados finais apontam que nos depoimentos dos professores, mesmo diante das dificuldades encontradas, a criatividade é o ponto mais relevante no processo de ensino da arte, fato que afasta a possibilidade de compreensão de que a transmissão do conhecimento valoriza a arte em relação aos conteúdos clássicos, os quais o professor intencionalmente organiza para que os alunos se apropriem do conhecimento acumulado pela humanidade. Portanto, com base nas práticas, os sentidos e significados não revelam a possibilidade de reconhecer que a arte pode possibilitar a humanização no espaço escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID9927_TB82_06052022114626.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVELYN BENDÔ LECHUGA" "autor_nome_curto" => "EVELYN" "autor_email" => "evelyn_lechuga@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88041 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 82 "inscrito_id" => 9927 "titulo" => "SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO ENSINO DA ARTE NA ESCOLA: CONCEPÇÃO DE PROFESSORES ARTE EDUCADORES" "resumo" => "Esta investigação está associada à linha de pesquisa “Processos formativos, práticas educativas, diferenças”, do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem como objetivo analisar os sentidos e significados do ensino da arte no ambiente escolar na concepção dos professores de arte. Frente ao objetivo, problematiza-se: A concepção dos professores em relação ao ensino da Arte no espaço escolar traz sentidos e significados para que eles reconheçam a arte como processo humanizador? Para essa busca o aporte teórico ancora-se na teoria histórico-cultural, com base no materialismo histórico-dialético. Para tanto, realizamos entrevistas com cinco professores de Arte da Rede Municipal de Educação de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, no seguimento de Ensino fundamental anos iniciais e finais. As entrevistas foram organizadas em duas unidades de análise: formação e arte e arte na escola. Os resultados finais apontam que nos depoimentos dos professores, mesmo diante das dificuldades encontradas, a criatividade é o ponto mais relevante no processo de ensino da arte, fato que afasta a possibilidade de compreensão de que a transmissão do conhecimento valoriza a arte em relação aos conteúdos clássicos, os quais o professor intencionalmente organiza para que os alunos se apropriem do conhecimento acumulado pela humanidade. Portanto, com base nas práticas, os sentidos e significados não revelam a possibilidade de reconhecer que a arte pode possibilitar a humanização no espaço escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID9927_TB82_06052022114626.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVELYN BENDÔ LECHUGA" "autor_nome_curto" => "EVELYN" "autor_email" => "evelyn_lechuga@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }