Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O IDEB E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE COMPARATIVA DOS DETERMINANTES INTERNOS E EXTERNOS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90694
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4417
    "inscrito_id" => 17324
    "titulo" => "O IDEB E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE COMPARATIVA DOS DETERMINANTES INTERNOS E EXTERNOS."
    "resumo" => "Este artigo analisa os resultados do IDEB de 2005 a 2019 do ensino fundamental comparando-os com os determinantes internos e externos que integram o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Barão do Rio Branco no município de Parelhas-RN, ensino fundamental I e II. Os aportes metodológicos têm sustentação na pesquisa documental em livros de matrículas, livros atas, Projeto Político Pedagógico, sistemas oficiais do governo federal e estadual. A pesquisa de campo com entrevista à gestores, coordenador pedagógico, amostragem de professores e pais. E na pesquisa bibliográfica utilizamos Freitas (2009), Afonso (2013), Dias (2002), Dourado e Oliveira (2009), que discorrem sobre os modelos de testes padronizados no Brasil e suas consequências para educação nacional e local. O artigo discute o papel regulador e avaliador do Estado que impõe a ideologia da privatização e do mercado livre a partir das avaliações estandardizadas. A pesquisa revela que a Escola Estadual Barão do Rio Branco utiliza os resultados do IDEB para (re)pensar com maior intensidade os fazeres pedagógicos sobre a relação prática/planejamento, formação/sujeito, ensino/aprendizagem, resultados/eficiência que são possíveis em uma escola pública democrática. Os debates avançam diante das avaliações externas padronizadas que acontecem na escola sem levar em consideração o processo de ensino e aprendizagem, e, sob a influência de programas e projetos governamentais que no percurso dos mandatos, desaparecem e ressurgem implicando em visões distintas das políticas públicas educacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17324_TB4417_08092022215053.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARECILDA BEZERRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "MARECILDA"
    "autor_email" => "marecilde@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90694
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4417
    "inscrito_id" => 17324
    "titulo" => "O IDEB E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE COMPARATIVA DOS DETERMINANTES INTERNOS E EXTERNOS."
    "resumo" => "Este artigo analisa os resultados do IDEB de 2005 a 2019 do ensino fundamental comparando-os com os determinantes internos e externos que integram o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Barão do Rio Branco no município de Parelhas-RN, ensino fundamental I e II. Os aportes metodológicos têm sustentação na pesquisa documental em livros de matrículas, livros atas, Projeto Político Pedagógico, sistemas oficiais do governo federal e estadual. A pesquisa de campo com entrevista à gestores, coordenador pedagógico, amostragem de professores e pais. E na pesquisa bibliográfica utilizamos Freitas (2009), Afonso (2013), Dias (2002), Dourado e Oliveira (2009), que discorrem sobre os modelos de testes padronizados no Brasil e suas consequências para educação nacional e local. O artigo discute o papel regulador e avaliador do Estado que impõe a ideologia da privatização e do mercado livre a partir das avaliações estandardizadas. A pesquisa revela que a Escola Estadual Barão do Rio Branco utiliza os resultados do IDEB para (re)pensar com maior intensidade os fazeres pedagógicos sobre a relação prática/planejamento, formação/sujeito, ensino/aprendizagem, resultados/eficiência que são possíveis em uma escola pública democrática. Os debates avançam diante das avaliações externas padronizadas que acontecem na escola sem levar em consideração o processo de ensino e aprendizagem, e, sob a influência de programas e projetos governamentais que no percurso dos mandatos, desaparecem e ressurgem implicando em visões distintas das políticas públicas educacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17324_TB4417_08092022215053.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARECILDA BEZERRA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "MARECILDA"
    "autor_email" => "marecilde@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este artigo analisa os resultados do IDEB de 2005 a 2019 do ensino fundamental comparando-os com os determinantes internos e externos que integram o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Barão do Rio Branco no município de Parelhas-RN, ensino fundamental I e II. Os aportes metodológicos têm sustentação na pesquisa documental em livros de matrículas, livros atas, Projeto Político Pedagógico, sistemas oficiais do governo federal e estadual. A pesquisa de campo com entrevista à gestores, coordenador pedagógico, amostragem de professores e pais. E na pesquisa bibliográfica utilizamos Freitas (2009), Afonso (2013), Dias (2002), Dourado e Oliveira (2009), que discorrem sobre os modelos de testes padronizados no Brasil e suas consequências para educação nacional e local. O artigo discute o papel regulador e avaliador do Estado que impõe a ideologia da privatização e do mercado livre a partir das avaliações estandardizadas. A pesquisa revela que a Escola Estadual Barão do Rio Branco utiliza os resultados do IDEB para (re)pensar com maior intensidade os fazeres pedagógicos sobre a relação prática/planejamento, formação/sujeito, ensino/aprendizagem, resultados/eficiência que são possíveis em uma escola pública democrática. Os debates avançam diante das avaliações externas padronizadas que acontecem na escola sem levar em consideração o processo de ensino e aprendizagem, e, sob a influência de programas e projetos governamentais que no percurso dos mandatos, desaparecem e ressurgem implicando em visões distintas das políticas públicas educacionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.