A presente proposta investigativa teve por objetivo discutir, sob a perspectiva da observação participante e do relato de experiência de uma docente, a trajetória de inspiração, composição, execução, inquietações, incertezas e avaliação do evento Desafio Intermodal, concepção pedagógica aplicada na disciplina de Transportes urbanos no curso de Bacharelado em Engenharia Civil, um componente curricular iminentemente teórico, sob a perspectiva dos princípios das metodologias de aprendizagem ativa, mais especificamente a Aprendizagem baseada em projetos. A pesquisa desenvolvida classifica-se como exploratória, de natureza qualitativa e sua análise e discussão baseada na observação participante, no relato de experiência (RE) da docente titular e dados primários coletados sobre uma atividade avaliativa formativa. Os alunos matriculados participaram do planejamento à execução da proposta do Desafio Intermodal, parametrizando a realização das etapas do evento, categorias de participantes e resultados obtidos com os conceitos teóricos da disciplina de Transportes Urbanos. Além dos registros de participação, atividades desenvolvidas pelos discentes ao longo da disciplina e da proposta do desafio intermodal, a docente titular da disciplina também utilizou uma avaliação formativa com uma seleção de questões de concursos públicos sobre o tema de Transportes urbanos, como uma forma de se certificar sobre o aprendizado dos alunos, os quais obtiveram êxito em média em 80% das questões. A avaliação da docente e dos discentes sobre a estruturação da metodologia de desenvolvimento da aprendizagem foi positiva, dados os registros de atendimento das expectativas de entendimento e apreensão do conteúdo.