A relação de gênero é algo construído, aprendido através do contexto social e familiar. Esta construção que é social, histórica e cultural define o que a menina e o menino vão ser no decorrer de suas vidas, ou seja, nós impomos algo para o menino ou a menina seguir. A relação de gênero é bastante cultural e real, porque está em nosso inconsciente que a mulher é frágil, meiga, comportada, enquanto o homem é autoritário, dominador e agressivo. Essas concepções em relação ao sexo masculino e feminino geram desigualdade e distanciamento entre ambos. Na educação escolar a relação entre meninas e meninos ainda, é desigual, porque no geral existe segregação durante as brincadeiras, nas atividades e nos jogos. No entanto é um grande desafio que os docentes precisam discutir refletir e lutar para diminuir as desigualdades entre o homem e a mulher no âmbito social, cultural, profissional e pessoal. Na maioria das vezes a interação, cooperação e diálogo entre meninas e meninos são bastante, limitados porque em ambas as partes existem muitas diferenças no modo de proceder às brincadeiras e as atividades em grupo, porque sempre estamos dividindo que a menina não pode participar de jogos com meninos. O nosso objetivo é analisar como as relações de gênero apresentam-se nas práticas escolares dos alunos e alunas da turma multisseriada da escola Municipal Severino Teixeira de Brito Lyra em Areia- PB. A nossa metodologia foi através de pesquisa de campo e bibliográfica com base nos estudos de AUAD, (2006) e CARVALHO (2008), utilizando técnicas de observação durante as aulas e durante o recreio e entrevista com a professora. As questões relacionadas ao gênero precisam ser mais discutidas nas escolas, pois ainda existe pouca informação sobre tal assunto. As professoras (os) necessitam de um conhecimento amplo que abrange a diversidade cultural, porquanto a nossa sociedade é repleta de diferenças de crenças, raça, religião e entre outras. É essencial lutar por uma educação de qualidade baseada nos Direitos Humanos, respeitando a diferença dos indivíduos, e negando qualquer tipo de discriminação, preconceito, com relação ao homem, mulher, negro e índio, porque todos e todas somos cidadãos importantes na sociedade e cada um tem suas qualidades diferenças, direitos e deveres.