O presente artigo pretende refletir sobre as implicações satisfatórias que o Material Didático, num modelo Transdisciplinar, pode imprimir na qualidade da aprendizagem dos estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental, considerando a função social da escola no processo educativo. Compreendemos que esse material é uma ferramenta importantíssima para a efetivação da aprendizagem, desde que possibilite uma integração entre o conhecimento e a vida de cada cidadão. É notória a interação dos discentes com o material didático ao relacionar os conhecimentos à sua vida. Para isso acontecer é preciso investir numa reforma do pensamento educacional interligando a cultura científica a humanística; a complexidade a facilidade do aprender; a certeza a incerteza, ou seja, formando teias de saberes, nas quais todos estejam conectados. Para esta nova abordagem de conceber o conhecimento, o professor será uma importante referência para difundir uma nova visão de mundo, subsidiado por ferramentas atrativas e coerentes a nova conjuntura social. Metodologicamente utilizou-se a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, buscando esclarecer e discutir como deve ser o referido material resultante da adoção de uma Perspectiva Transdiciplinar. Para tanto, procuramos aproximar nosso discurso com os estudos de Edgar Morin, no tocante à Complexidade e Transdisciplinaridade, como também respaldá-lo com o pensamento de outros autores que comungam com as ideias aqui expostas e defendidas. Os resultados podem ser considerados relevantes para a formação integral dos alunos e para a construção de um ensino de qualidade.