A ludicidade tem forte influência no processo do desenvolvimento cognitivo dos educandos, sendo de suma importância no processo de Ensino-aprendizagem, pois proporciona uma exploração entre a criança e o mundo, facilitando o desenvolvimento e o convívio social. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo analisar a importância da ludicidade no processo de ensino- aprendizagem na educação infantil. Especificamente, buscou- se identificar se os jogos e as brincadeiras influenciam no processo de ensino-aprendizagem e verificar os benefícios das atividades lúdicas para educação infantil. Para tratar sobre os estudos sobre ludicidade, esta pesquisa fundamentou-se em Antunes (2012), Brandão (2011), Fantacholi (2009), Leal (2011), Pasquali (2007), além de outros autores que contribuem com essa discussão. O corpus é composto por duas turmas da rede privada de ensino do municipio de Jacaraú na Paraíba. Em termos metodologicos a construção deste estudo abrangeu uma abordagem qualitativa de cunho descritivo e estudo de caso, considerando a perspectiva teorica adotada. Os resultados comprovam que a ludicidade na educação infantil contribui de forma significativa no processo de ensino- aprendizagem, uma vez que, os jogos e as brincadeiras proporcionam engajamento e motivação na sala de aula, pois corrobora uma aprendizagem de forma menos rígida e mais prazerosa, facilitando assim um melhor desenvolvimento aos educandos.