O estudo em questão tem por finalidade refletir sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica – PIBIC no processo de formação dos discentes do curso de Licenciatura em Letras do IFCE, campus Tauá. Ao Analisar brevemente como vem se constituindo a relação ensino e pesquisa ao longo da graduação, busca-se entender os impactos que estão implicados nesse processo de formação docente. Este estudo justifica-se pela necessidade de compreender a importância da pesquisa dentro do processo de formação, a fim de evidenciar potencialidades na aprendizagem dos discentes, de modo a estimular a participação nas atividades de pesquisa. Para sistematização desse estudo, recorremos à pesquisa bibliográfica, realizando o levantamento de dados em artigos, livros, teses e dissertações, assim como, fez-se necessário a busca na plataforma NL para mapear os projetos PIBIC, desenvolvidos na instituição de ensino ao longo do curso de Letras, para identificar as bolsistas participantes das pesquisas. Além disso, utilizamos as técnicas de coleta de dados referente à pesquisa de campo, ao realizar uma entrevista semiestruturada com duas alunas do Curso de Letras que vivenciaram a experiência enquanto bolsista PIBIC, de forma que as narrativas coletadas, e analisadas levaram em consideração a subjetividade das participantes. Assim, como achados da pesquisa: 1) As falas das discentes revelam que as experiências ocorreram de forma positiva e foi enriquecedora para formação, pois, as ações desenvolvidas no projeto estimulou o interesse pela pesquisa, sendo de suma importância para compreender a problemática dos processos educacionais, assim como, elementos essencial de uma escrita científica; 2) as narrativas das discentes evidenciam a essencialidade do tripé ensino, pesquisa e extensão, apontando para a universidade como espaço de diálogo, reflexão e produção do conhecimento; 3) e por ultimo, apontam o desconhecimento em relação aos programas e projetos de incentivo a pesquisa desenvolvida na própria instituição formadora.