SOUZA, Anna Paula Aires De. . Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/90776>. Acesso em: 22/12/2024 21:56
Como se aprende uma língua estrangeira? Inúmeras teorias propõem respostas possíveis para a questão. No entanto, a pergunta se faz mais enigmática do que as próprias respostas, já que dela se desdobram muitos outros questionamentos: o aprendizado é um processo que só pode ocorrer no país em que é falada a língua que se necessita adquirir? Qual o papel do desejo e das estratégias de aprendizagem nesse processo? É possível aprender uma língua só em contextos formais de ensino-aprendizagem? Adquirir e aprender são processos heterogêneos quando se trata de falar uma língua estrangeira?. Diante de tantos questionamentos, nesta comunicação, analisaremos – com o apoio teórico da linguística aplicada, mais especificamente baseando-nos na teoria trata da no livro Linguistica aplicada a la enseñanza del español como lengua extranjera (2004) de Gargallo - o complexo processo de ensino–aprendizagem de uma língua estrangeira e suas representações no filme O Terminal (SPIELBERG, Steven [Dir.] The Terminal. DVD, Estados Unidos da América: 2004). O longa-metragem conta a história de Viktor Navorski, interpretado por Tom Hanks, que vai aos Estados Unidos com o objetivo de cumprir uma promessa feita ao pai: recolher o último autógrafo que faltava de uma coleção de assinaturas de integrantes de um grupo de jazz. No entanto, ao desembarcar no terminal, se depara com um obstáculo que o impede de prosseguir: o país dele foi vítima de um golpe de estado, os acordos diplomáticos foram rompidos e ele agora passa a ser cidadão de lugar nenhum e não pode sair do aeroporto. A obra analisada, mesmo de forma não intencional, apresenta elementos importantes para discussão acerca da aquisição/aprendizado de uma nova língua.