Este trabalho se inscreve na linha de estudos da representação feminina em textos voltados para questões étnico-raciais. Teve por objetivo analisar textos da escritora Nísia Floresta Brasileira Augusta (1810-1885) vista como a primeira educadora feminista do Brasil, com fins verificar quais os aspectos de suas ideias marcadas pelas questões étnico-raciais, propagadas no século XIX, se fazem presentes no nosso país até hoje. De natureza analítico-interpretativa, utilizou-se como objeto de estudo as obras Opúsculo Humanirário (1853) e A lágrima de um caeté (1849). Quanto ao referencial teórico, destacam-se as contribuições de Guimarães (1999), Duarte (1995), Bosi (1988, 1992, 2002), Hall (1999), Almeida (2018), Candido (1995, 2002), Ferreira Filho (2004), entre outros. Discutir questões em torno da educação para a diversidade, sob a via do resgate histórico, contribui para que identifiquemos a memória literária de forma contextualizada, possibilitando constituir-se em material a ser inserido em uma ação educativa, à luz do que preconiza a lei 11.639/08, voltada para a inserção do histórico cultural étnico-racial no contexto de ensino. Assim também entender que as representações construídas pelos sujeitos são resultados de significados utilizados nas formas de compreender o mundo e os objetos que dele fazem parte, pois a linguagem caracteriza-se, à espécie de um simulacro, como uma interpretação viva e dinâmica da realidade possibilitando-nos fazer uma análise das representações sociais com abertura para uma educação intercultural.