Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGANDO COM A CULTURA POPULAR NA SALA DE AULA: O JOGO DE RPG “O CORDEL DO REINO DO SOL ENCANTADO”

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88884
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2000
    "inscrito_id" => 13677
    "titulo" => "JOGANDO COM A CULTURA POPULAR NA SALA DE AULA: O JOGO DE RPG “O CORDEL DO REINO DO SOL ENCANTADO”"
    "resumo" => "O presente trabalho trata da análise, bem como, o estudo do uso do jogo de RPG (do inglês, Role Playing Game) O Cordel do Reino do Sol Encantado, desenvolvido por Pedro Borges, para sala de aula, como atividade lúdica, no intuito de incentivar a leitura de folhetos de cordel, fazendo com que os alunos aprendam sobre a cultura nordestina. O jogo, de carater narrativo, com temática no Nordeste brasileiro, início do século XX, escrito em versos, e usando o cordel, como suporte, tem a finalidade do jogador interpretar alguns estereótipos, típicos nordestinos, e que foram representados, em várias literaturas e mídias, como novelas, séries, músicas e teatro. Com isso, trata-se de um trabalho para o incentivo à leitura, interação entre alunos, tornando o ambiente de sala de aula, um espaço mais lúdico. O objetivo da leitura é a compreensão – obter significado do texto escrito. O principal objetivo do ensino de compreensão de leitura, portanto, é ajudar os alunos a desenvolver o conhecimento, as habilidades e as experiências que devem ter se quiserem se tornar leitores competentes e entusiasmados. As estratégias de leitura podem dar aos alunos uma vantagem crucial para melhorar sua compreensão, mas se eles não tiverem conhecimento prévio do tópico em questão durante a leitura, as estratégias oferecem retornos menores. Para os estudos, sobre cordel e a cultura nordestina, terão, como aporte, LEMAIRE (2013), OLIVEIRA (2015). E, para as práticas educativas, PINHEIRO (2007), MENEZES (2010), BELTHER (2014), ZABALA (1998)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13677_TB2000_10082022194558.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARUSHA KELLY CARVALHO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ARUSHA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "arusha.kelly@aluno.uece.b"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88884
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2000
    "inscrito_id" => 13677
    "titulo" => "JOGANDO COM A CULTURA POPULAR NA SALA DE AULA: O JOGO DE RPG “O CORDEL DO REINO DO SOL ENCANTADO”"
    "resumo" => "O presente trabalho trata da análise, bem como, o estudo do uso do jogo de RPG (do inglês, Role Playing Game) O Cordel do Reino do Sol Encantado, desenvolvido por Pedro Borges, para sala de aula, como atividade lúdica, no intuito de incentivar a leitura de folhetos de cordel, fazendo com que os alunos aprendam sobre a cultura nordestina. O jogo, de carater narrativo, com temática no Nordeste brasileiro, início do século XX, escrito em versos, e usando o cordel, como suporte, tem a finalidade do jogador interpretar alguns estereótipos, típicos nordestinos, e que foram representados, em várias literaturas e mídias, como novelas, séries, músicas e teatro. Com isso, trata-se de um trabalho para o incentivo à leitura, interação entre alunos, tornando o ambiente de sala de aula, um espaço mais lúdico. O objetivo da leitura é a compreensão – obter significado do texto escrito. O principal objetivo do ensino de compreensão de leitura, portanto, é ajudar os alunos a desenvolver o conhecimento, as habilidades e as experiências que devem ter se quiserem se tornar leitores competentes e entusiasmados. As estratégias de leitura podem dar aos alunos uma vantagem crucial para melhorar sua compreensão, mas se eles não tiverem conhecimento prévio do tópico em questão durante a leitura, as estratégias oferecem retornos menores. Para os estudos, sobre cordel e a cultura nordestina, terão, como aporte, LEMAIRE (2013), OLIVEIRA (2015). E, para as práticas educativas, PINHEIRO (2007), MENEZES (2010), BELTHER (2014), ZABALA (1998)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13677_TB2000_10082022194558.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARUSHA KELLY CARVALHO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ARUSHA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "arusha.kelly@aluno.uece.b"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente trabalho trata da análise, bem como, o estudo do uso do jogo de RPG (do inglês, Role Playing Game) O Cordel do Reino do Sol Encantado, desenvolvido por Pedro Borges, para sala de aula, como atividade lúdica, no intuito de incentivar a leitura de folhetos de cordel, fazendo com que os alunos aprendam sobre a cultura nordestina. O jogo, de carater narrativo, com temática no Nordeste brasileiro, início do século XX, escrito em versos, e usando o cordel, como suporte, tem a finalidade do jogador interpretar alguns estereótipos, típicos nordestinos, e que foram representados, em várias literaturas e mídias, como novelas, séries, músicas e teatro. Com isso, trata-se de um trabalho para o incentivo à leitura, interação entre alunos, tornando o ambiente de sala de aula, um espaço mais lúdico. O objetivo da leitura é a compreensão – obter significado do texto escrito. O principal objetivo do ensino de compreensão de leitura, portanto, é ajudar os alunos a desenvolver o conhecimento, as habilidades e as experiências que devem ter se quiserem se tornar leitores competentes e entusiasmados. As estratégias de leitura podem dar aos alunos uma vantagem crucial para melhorar sua compreensão, mas se eles não tiverem conhecimento prévio do tópico em questão durante a leitura, as estratégias oferecem retornos menores. Para os estudos, sobre cordel e a cultura nordestina, terão, como aporte, LEMAIRE (2013), OLIVEIRA (2015). E, para as práticas educativas, PINHEIRO (2007), MENEZES (2010), BELTHER (2014), ZABALA (1998).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.