O presente artigo tem como objetivo explicitar o debate sobre a inserção de metodologias artísticas na didática do ensino de Geografia no Ensino Básico, tendo em vista a importância da interdisciplinaridade e ludicidade no processo de ensino e aprendizagem das crianças em idade escolar. Para aprofundar as percepções acerca da temática, será apresentado a história da arte desde seus primeiros registros nas pinturas rupestres e como ela foi desenvolvida historicamente no Brasil como proposta educacional, partindo das pinturas dos povos indígenas até o seu destaque após a chegada dos Europeus e os Jesuítas. O componente curricular de arte também será abordado de maneira a dissertar não só sobre a sua importância, nas escolas brasileiras, como objeto de estudo solo, mas também quando trabalhado de forma interdisciplinar com o componente curricular de Geografia ,mostrando um novo olhar sobre ela e como ela pode contribuir, organizada em conjunto com os demais componentes curriculares das séries iniciais., tendo como principal metodologia a bibliografia, este trabalho foi produzido a partir de leitura de livros e debates realizados em sala de aula. A partir de uma sondagem conceitual, contando com as interlocuções de Biasoli (2007) e Pilar (2012), entre outros, é feita uma análise sobre a presença da Arte e a interação entre Arte e Geografia.