os objetivos propostos, onde 83% dos participantes concluíram que os conteúdos abordados no curso poderão contribuir de forma efetiva nos conselhos consuA Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica possui uma a gestão democrática onde possibilita que os servidores contribuam tanto para as atividades administrativas quanto educacionais, através das atividades representativas dos Conselhos deliberativos e consultivos, onde tratam dos assuntos mais importantes da instituição, como criação de curso, projeto pedagógico, extinção de cursos entre outras atividades que envolvem o ensino, pesquisa e extensão. Nos últimos 15 anos ingressaram na Rede Federal um grande quantitativo de servidores. Através da pesquisa diagnóstica quantitativa realizada chegou-se a uma estimativa, grosso modo, que dos atuais servidores Técnico-Administrativos em Educação do Instituto Federal Fluminense, 66% ingressaram nos últimos 10 anos. Em contribuição, foi realizada uma pesquisa qualitativa com intuito de saber como estava o processo de formação dos servidores, onde possibilitou identificar a carência de um processo de capacitação continuada, sobretudo com os conceitos da Educação Profissional e Tecnológica. Desta forma, a presente pesquisa procurou avaliar se a oferta de um curso de curta duração, com os conceitos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), iria contribuir para o processo formativo dos Técnico-Administrativos do Instituto Federal de Ensino. Com a aplicação do curso, os resultados demonstraram-se favoráveis altivos e deliberativos na instituição, como também 72% dos participantes concluíram que os conteúdos abordados no curso poderão contribuir de forma efetiva nos diversos grupos de trabalho que há na instituição.