Acredita-se que a diminuição no desempenho de estudantes no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) seja um reflexo do ensino conteudista e que não fomenta a análise crítica, uma vez que as questões desta prova avaliam a capacidade de contextualizar os conteúdos de forma crítica, com isso, inferimos que alunos capazes de responder questões desta prova, demonstram indicadores do Letramento Científico. Desta forma, visando analisar o desempenho de alunos de duas escolas estaduais do interior de Pernambuco, foi aplicado um teste com questões selecionadas do PISA 2015. Este teste foi aplicado previamente à entrada dos discentes em um projeto envolvendo atividades de robótica educacional e cultura maker. O desempenho dos alunos foi analisado de modo a buscar identificar quais indicadores do Letramento Científico foram exigidos em cada questão e de acordo com a quantidade de acertos, determinar o nível do Letramento Científico destes estudantes. Esta análise apontou para o baixo desenvolvimento do Letramento Científico destes estudantes dos anos finais do ensino fundamental que, quando submetidos a questões que requerem análise crítica e relação conteúdo-prática, ainda não conseguem obter um bom desempenho.