Pensando a função social da Educação o valor formativo e simbólico que a instituição Escola sempre representou para as sociedades e ainda, nos ideais dialéticos, construtivistas e sócios históricos, compreendendo a importância do papel da educação no desenvolvimento dos seres humanos, baseada no desenvolvimento integral das pessoas e na importância do contexto social e das relações estabelecidas, a fim de se efetivar a formação do aprendiz na cidadania e para a cidadania, surge à necessidade de uma intervenção no trabalho pedagógico da Escola Estadual de Ensino Funafamental e Médio João da Mata, localizada no município de Pombal – PB. Sendo assim e considerando os problemas de reprovação, evasão e baixos índices de rendimento apresentados pela Escola, o Projeto de Intervenção Pedagógica intitulado “HISTÓRIAS QUE EU OUVI NA PRAÇA: ressignificando a prática coletiva de letramento”, traz a intencionalidade de fortalecer e valorizar os espaços escolar e demais ambientes extraescolares que possam contribuir para o processo de ensino bem como a concretização de prática voltadas para a construção das competências de letramento e valorização da cultura local e regional, tendo como tema gerador o centenário de Jackson do Pandeiro.