Este relato apresenta a experiência de Estágio Básico de Observação em Psicologia Escolar de estudantes da graduação em Psicologia realizada em uma escola privada de referência, localizada na cidade de Recife, PE, em meio ao cenário de retomada ao formato presencial de aulas a partir da flexibilização do isolamento social em virtude da pandemia COVID-19. Diante disso, o foco de observação deste trabalho se deu no contexto de uma turma de Educação Infantil 5, centrando-se na implementação da musicalização e suas implicações como ferramenta didática, bem como no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e psicomotoras, através, por exemplo, de estímulos sensoriais, na infância. O objetivo do presente trabalho visa compreender os usos da musicalização e suas reverberações nos processos de ensino-aprendizagem nas relações socioculturais e afetivas em um contexto de sala de aula na educação infantil. Como metodologia, este escrito debruçou-se sobre a análise dos relatos de observação produzidos durante a vigência do estágio curricular e os diálogos com a literatura acadêmica a respeito das áreas de Educação Infantil, Musicalização e Recursos Pedagógicos. Dessa maneira, foi possível perceber a multiplicidade de usos da musicalização na sala de aula, bem como a sua relevância para os processos socioeducacionais. Além disso, observou-se esse recurso como uma estratégia de aproximações com histórias e personagens da literatura infanto-juvenil e da cultura popular nordestina.