LEITE, Ana Beatriz Santos et al.. Realidade aumentada no apredizado de ciências. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/90674>. Acesso em: 22/11/2024 03:24
A utilização da tecnologia como ferramenta de pesquisa é um conceito bastante consolidado em nossa sociedade atualmente, porém esta pode trazer ainda mais benefícios para o ambiente em sala de aula, agregando a forma tradicional de aprendizagem, através de livros, um mundo virtual, ou seja, realidade aumentada. Uma das formas que se pode conectar conhecimentos utilizando a realidade aumentada em sala de aula é utilizando óculos RV (realidade virtual) que é uma ferramenta digital usada como entretenimento infanto-juvenil. Tendo isso em vista, sua aplicação pode ser aprimorada no cenário educacional, o que proporciona com que os alunos interajam em outra realidade, sendo possível assim ver objetos que não estão fisicamente no ambiente, ou até mesmo visitar lugares do mundo sem sair da sala de aula. Logo, a utilização dessa ferramenta digital permite que conceitos abstratos possam se tornar mensuráveis, por exemplo, pode-se visualizar o funcionamento de uma célula humana ou visitar o museu nacional ou ainda observar a formação covalente de moléculas, ou até mesmo visitar o espaço. Para tornar isto possível, uma impressora 3D foi utilizada para a manufatura dos óculos RV e as lentes foram confeccionadas com garrafas de PET, material reciclável. A partir disso, os alunos são capazes de usarem seus próprios celulares e com aplicativos voltados para os temas da ciência interagir em um ambiente virtual com grande riqueza de informações. Isso resultou em maior interatividade entre alunos e professores de escolas públicas do estado do Amazonas que puderam conectar conceitos a fenômenos práticos, expandindo seus conhecimentos através da tecnologia.