Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TEMPERATURA, PERDA DE ÁGUA E DIVERSIDADE DE ARTRÓPODES TERRESTRES EM TRÊS CONDIÇÕES DE SOLO EM UMA HORTA ESCOLAR

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O bioma Caatinga compreende uma mistura de condições ambientais e característica típicas que demandam desafios para a sobrevivência de seus habitantes, sobretudo pela escassez de chuvas. Tendo em vista as Mudanças Climáticas, no futuro próximo, teremos um avanço significativo dessas condições devido ao aumento generalizado de temperatura e intensificação dos processos de desertificação, o agravamento da vulnerabilidade de seus moradores. Contudo, encontra-se resiliência socioecológica em abordagens produtivas como a Agroecologia e a Agricultura Familiar na Caatinga. Espera-se que o manejo agroecológico do solo da caatinga, além de produzir alimentos, amenize os efeitos das Mudanças Climáticas em um bioma que recebe muito menos atenção do que a Mata Atlântica e que abriga uma população muito mais vulnerável. O objetivo da presente pesquisa é analisar as diferenças em diversidade de artrópodes, de perda de água e temperatura em 3 condições de cobertura vegetal de uma horta escolar por meio do monitoramento ambiental e coleta com armadilhas do tipo pitfall. Os resultados mostram que o solo tratado para cultivo já apresenta mudanças expressivas quando comparadas com o solo original; a presença de cobertura vegetal, mesmo que de plantas sem interesse de cultivo, intensifica esse efeito de preservação de umidade e temperatura a cobertura vegetal, mesmo que seja de plantas não destinadas ao consumo humano; e a diversidade de artrópodes terrestres irá acompanhar os efeitos ambientais, apresentando, de maneira geral, maior diversidade e quantidade nos canteiros da horta do que no solo original. A consistência dos resultados e a facilidade em realizar as medidas apontam para a possibilidade de uso esse desenho experimental em práticas investigativas com estudantes. Ao fomentar a construção de hortas escolares aliadas a atividades didáticas com aplicação de método investigativo, esse tipo de atividade sensibiliza o estudante também sobre a importância do cultivo que considere a ecologia local.

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