A presente pesquisa trata-se de uma revisão bibliográfica que visa analisar os principais impactos da relação família e escola no processo de ensino-aprendizagem da educação infantil, sustentada pelo aporte teórico: Vasconcellos, (1995), Santos, (2014), Panza, (2011), Arroyo, (1993), dentre outros. O trabalho foi norteado pelas seguintes questões: quais impactos são percebidos no desenvolvimento do aluno a partir da relação escola-família ? Como a relação escola-família contribui no processo de ensino-aprendizagem ? A pesquisa aborda assuntos sobre a escola e sua função social, o papel da família no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da educação infantil, reforçados pela LDB n°9394/1996, evidenciando a participação da família na escola e a importância da boa relação entre escola e família. O trabalho visa compreender a importância do acompanhamento familiar na vida das crianças, a partir da interação da família e escola. Quanto aos resultados da pesquisa promovidos pela abordagem que norteia o objeto em estudo, resultam da relevância social do tema e da importância da boa relação entre família e escola para o pleno desenvolvimento dos alunos.