Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BIBLIOTECA ESCOLAR: LÓCUS DE CULTURA ATRAVÉS DO MUNDO DA LITERATURA NA PRODUÇÃO DE SABERES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90617
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4314
    "inscrito_id" => 16747
    "titulo" => "BIBLIOTECA ESCOLAR: LÓCUS DE CULTURA ATRAVÉS DO MUNDO DA LITERATURA NA PRODUÇÃO DE SABERES"
    "resumo" => "Atualmente, a literatura na escola não é só vista como entretenimento nem tampouco visando o preenchimento de um questionário sobre determinada obra direcionada pelo(a) professor(a). Ler uma obra literária nos possibilita o despertar do pensamento crítico-reflexivo e viabiliza o letra-mento literário do estudante enquanto sujeito atuante em um mundo com tantas diversidades culturais. Este artigo tem como objetivo discorrer sobre o papel da biblioteca escolar não apenas nos processos de organização dos livros circulantes, como também no letramento e na formação do aluno enquanto sujeito cultural e produtor de saberes. Nesse sentido, este trabalho relata uma experiência que foi vivenciada nas escolas da Gerência Regional de Educação Metropolitana Sul – PE com os profissionais de biblioteca escolar e estudantes. Para tanto, abordaremos alguns referenciais teóricos que ratificam as nossas discussões e explanaremos algumas possíveis atuações da biblioteca na escola dentro da comunidade escolar e a função social da qual a literatura pode se revestir, uma vez que estimula a produção de saberes aos estudantes, bem como novas práticas sociais e discursivas. Diante dos resultados obtidos, conclui que a biblioteca escolar se caracteriza como um lócus de desenvolvimento cultural e que a literatura é uma prática pedagógica significativa de fomento ao letramento literário e produção de saberes culturais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6398b14f5c0cc_13122022140727.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => "2022-12-13 14:07:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIZIA BATISTA DE LIMA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MIZIA SILVEIRS"
    "autor_email" => "mizia.silveira@adm.educac"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90617
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4314
    "inscrito_id" => 16747
    "titulo" => "BIBLIOTECA ESCOLAR: LÓCUS DE CULTURA ATRAVÉS DO MUNDO DA LITERATURA NA PRODUÇÃO DE SABERES"
    "resumo" => "Atualmente, a literatura na escola não é só vista como entretenimento nem tampouco visando o preenchimento de um questionário sobre determinada obra direcionada pelo(a) professor(a). Ler uma obra literária nos possibilita o despertar do pensamento crítico-reflexivo e viabiliza o letra-mento literário do estudante enquanto sujeito atuante em um mundo com tantas diversidades culturais. Este artigo tem como objetivo discorrer sobre o papel da biblioteca escolar não apenas nos processos de organização dos livros circulantes, como também no letramento e na formação do aluno enquanto sujeito cultural e produtor de saberes. Nesse sentido, este trabalho relata uma experiência que foi vivenciada nas escolas da Gerência Regional de Educação Metropolitana Sul – PE com os profissionais de biblioteca escolar e estudantes. Para tanto, abordaremos alguns referenciais teóricos que ratificam as nossas discussões e explanaremos algumas possíveis atuações da biblioteca na escola dentro da comunidade escolar e a função social da qual a literatura pode se revestir, uma vez que estimula a produção de saberes aos estudantes, bem como novas práticas sociais e discursivas. Diante dos resultados obtidos, conclui que a biblioteca escolar se caracteriza como um lócus de desenvolvimento cultural e que a literatura é uma prática pedagógica significativa de fomento ao letramento literário e produção de saberes culturais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6398b14f5c0cc_13122022140727.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => "2022-12-13 14:07:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MIZIA BATISTA DE LIMA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MIZIA SILVEIRS"
    "autor_email" => "mizia.silveira@adm.educac"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Atualmente, a literatura na escola não é só vista como entretenimento nem tampouco visando o preenchimento de um questionário sobre determinada obra direcionada pelo(a) professor(a). Ler uma obra literária nos possibilita o despertar do pensamento crítico-reflexivo e viabiliza o letra-mento literário do estudante enquanto sujeito atuante em um mundo com tantas diversidades culturais. Este artigo tem como objetivo discorrer sobre o papel da biblioteca escolar não apenas nos processos de organização dos livros circulantes, como também no letramento e na formação do aluno enquanto sujeito cultural e produtor de saberes. Nesse sentido, este trabalho relata uma experiência que foi vivenciada nas escolas da Gerência Regional de Educação Metropolitana Sul – PE com os profissionais de biblioteca escolar e estudantes. Para tanto, abordaremos alguns referenciais teóricos que ratificam as nossas discussões e explanaremos algumas possíveis atuações da biblioteca na escola dentro da comunidade escolar e a função social da qual a literatura pode se revestir, uma vez que estimula a produção de saberes aos estudantes, bem como novas práticas sociais e discursivas. Diante dos resultados obtidos, conclui que a biblioteca escolar se caracteriza como um lócus de desenvolvimento cultural e que a literatura é uma prática pedagógica significativa de fomento ao letramento literário e produção de saberes culturais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.