Tendo como base o estudo de campo realizado no ano de 2016 nas turmas de 3º ano do ensino fundamental na cidade de Tupanatinga-PE, objeto de estudo de tese do curso de doutorado, publicado em artigo no ano de 2018 na revista científica da Universidade Autónoma de Asúncion – UAA, venho apresentar a experiência como professora da educação básica dos anos iniciais, 3º ano, término da alfabetização o conhecimento através do estudo bibliográfico aplicado na prática da sala de aula. Muito tem se estudado a Alfabetização e o Letramento buscando alcançar uma aprendizagem significativa na vida das crianças. Desde a década de 80, estudiosos apresentam diversas maneiras, olhares e métodos que venham contribuir com o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Através de estudos bibliográficos e prática pedagógica a investigação realizou-se apoiada no objetivo geral: Identificar os caminhos que levam desenvolvimento do ensino-aprendizagem promovendo a capacidade de ler, interpretar e escrever textos de usos reais. Os dados foram coletados por meio de pesquisa de cunho bibliográfico, baseado artigos científicos e livros que tratam a temática Alfabetização e Letramento e trazem estudos teóricos de diferentes épocas, dentre os autores Magda Soares, Emília Ferreiro e Ana Teberosky, Artur Gomes de Moraes, dentre outros. Com base nos resultados, considera-se que é necessário que o trabalho com alfabetização e letramento seja realizado de maneira contínua, tendo um olhar reflexivo sobre o processo de ensino e aprendizagem, promovendo de maneira proposital momentos de diagnóstico, análise, reflexão e definição de novas metas a serem alcançadas, desse modo, é possível, ter clareza e promover a evolução.