Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
0 of 0
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90981 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4840 "inscrito_id" => 18238 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM." "resumo" => "Tendo como base o estudo de campo realizado no ano de 2016 nas turmas de 3º ano do ensino fundamental na cidade de Tupanatinga-PE, objeto de estudo de tese do curso de doutorado, publicado em artigo no ano de 2018 na revista científica da Universidade Autónoma de Asúncion – UAA, venho apresentar a experiência como professora da educação básica dos anos iniciais, 3º ano, término da alfabetização o conhecimento através do estudo bibliográfico aplicado na prática da sala de aula. Muito tem se estudado a Alfabetização e o Letramento buscando alcançar uma aprendizagem significativa na vida das crianças. Desde a década de 80, estudiosos apresentam diversas maneiras, olhares e métodos que venham contribuir com o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Através de estudos bibliográficos e prática pedagógica a investigação realizou-se apoiada no objetivo geral: Identificar os caminhos que levam desenvolvimento do ensino-aprendizagem promovendo a capacidade de ler, interpretar e escrever textos de usos reais. Os dados foram coletados por meio de pesquisa de cunho bibliográfico, baseado artigos científicos e livros que tratam a temática Alfabetização e Letramento e trazem estudos teóricos de diferentes épocas, dentre os autores Magda Soares, Emília Ferreiro e Ana Teberosky, Artur Gomes de Moraes, dentre outros. Com base nos resultados, considera-se que é necessário que o trabalho com alfabetização e letramento seja realizado de maneira contínua, tendo um olhar reflexivo sobre o processo de ensino e aprendizagem, promovendo de maneira proposital momentos de diagnóstico, análise, reflexão e definição de novas metas a serem alcançadas, desse modo, é possível, ter clareza e promover a evolução.Tendo como base o estudo de campo realizado no ano de 2016 nas turmas de 3º ano do ensino fundamental na cidade de Tupanatinga-PE, objeto de estudo de tese do c" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID18238_TB4840_05112022133648.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILDÂNIA MARTINS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GILDÂNIA" "autor_email" => "martinsgildania77@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90981 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4840 "inscrito_id" => 18238 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM." "resumo" => "Tendo como base o estudo de campo realizado no ano de 2016 nas turmas de 3º ano do ensino fundamental na cidade de Tupanatinga-PE, objeto de estudo de tese do curso de doutorado, publicado em artigo no ano de 2018 na revista científica da Universidade Autónoma de Asúncion – UAA, venho apresentar a experiência como professora da educação básica dos anos iniciais, 3º ano, término da alfabetização o conhecimento através do estudo bibliográfico aplicado na prática da sala de aula. Muito tem se estudado a Alfabetização e o Letramento buscando alcançar uma aprendizagem significativa na vida das crianças. Desde a década de 80, estudiosos apresentam diversas maneiras, olhares e métodos que venham contribuir com o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Através de estudos bibliográficos e prática pedagógica a investigação realizou-se apoiada no objetivo geral: Identificar os caminhos que levam desenvolvimento do ensino-aprendizagem promovendo a capacidade de ler, interpretar e escrever textos de usos reais. Os dados foram coletados por meio de pesquisa de cunho bibliográfico, baseado artigos científicos e livros que tratam a temática Alfabetização e Letramento e trazem estudos teóricos de diferentes épocas, dentre os autores Magda Soares, Emília Ferreiro e Ana Teberosky, Artur Gomes de Moraes, dentre outros. Com base nos resultados, considera-se que é necessário que o trabalho com alfabetização e letramento seja realizado de maneira contínua, tendo um olhar reflexivo sobre o processo de ensino e aprendizagem, promovendo de maneira proposital momentos de diagnóstico, análise, reflexão e definição de novas metas a serem alcançadas, desse modo, é possível, ter clareza e promover a evolução.Tendo como base o estudo de campo realizado no ano de 2016 nas turmas de 3º ano do ensino fundamental na cidade de Tupanatinga-PE, objeto de estudo de tese do c" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID18238_TB4840_05112022133648.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILDÂNIA MARTINS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GILDÂNIA" "autor_email" => "martinsgildania77@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Tendo como base o estudo de campo realizado no ano de 2016 nas turmas de 3º ano do ensino fundamental na cidade de Tupanatinga-PE, objeto de estudo de tese do curso de doutorado, publicado em artigo no ano de 2018 na revista científica da Universidade Autónoma de Asúncion – UAA, venho apresentar a experiência como professora da educação básica dos anos iniciais, 3º ano, término da alfabetização o conhecimento através do estudo bibliográfico aplicado na prática da sala de aula. Muito tem se estudado a Alfabetização e o Letramento buscando alcançar uma aprendizagem significativa na vida das crianças. Desde a década de 80, estudiosos apresentam diversas maneiras, olhares e métodos que venham contribuir com o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Através de estudos bibliográficos e prática pedagógica a investigação realizou-se apoiada no objetivo geral: Identificar os caminhos que levam desenvolvimento do ensino-aprendizagem promovendo a capacidade de ler, interpretar e escrever textos de usos reais. Os dados foram coletados por meio de pesquisa de cunho bibliográfico, baseado artigos científicos e livros que tratam a temática Alfabetização e Letramento e trazem estudos teóricos de diferentes épocas, dentre os autores Magda Soares, Emília Ferreiro e Ana Teberosky, Artur Gomes de Moraes, dentre outros. Com base nos resultados, considera-se que é necessário que o trabalho com alfabetização e letramento seja realizado de maneira contínua, tendo um olhar reflexivo sobre o processo de ensino e aprendizagem, promovendo de maneira proposital momentos de diagnóstico, análise, reflexão e definição de novas metas a serem alcançadas, desse modo, é possível, ter clareza e promover a evolução.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.