Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90981
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4840
    "inscrito_id" => 18238
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM."
    "resumo" => "Tendo como base o estudo de campo realizado no ano de 2016 nas turmas de 3º ano do ensino fundamental na cidade de Tupanatinga-PE, objeto de estudo de tese do curso de doutorado, publicado em artigo no ano de 2018 na revista científica da Universidade Autónoma de Asúncion – UAA, venho apresentar a experiência como professora da educação básica dos anos iniciais, 3º ano, término da alfabetização o conhecimento através do estudo bibliográfico aplicado na prática da sala de aula. Muito tem se estudado a Alfabetização e o Letramento buscando alcançar uma aprendizagem significativa na vida das crianças. Desde a década de 80, estudiosos apresentam diversas maneiras, olhares e métodos que venham contribuir com o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Através de estudos bibliográficos e prática pedagógica a investigação realizou-se apoiada no objetivo geral: Identificar os caminhos que levam desenvolvimento do ensino-aprendizagem promovendo a capacidade de ler, interpretar e escrever textos de usos reais. Os dados foram coletados por meio de pesquisa de cunho bibliográfico, baseado artigos científicos e livros que tratam a temática Alfabetização e Letramento e trazem estudos teóricos de diferentes épocas, dentre os autores Magda Soares, Emília Ferreiro e Ana Teberosky, Artur Gomes de Moraes, dentre outros. Com base nos resultados, considera-se que é necessário que o trabalho com alfabetização e letramento seja realizado de maneira contínua, tendo um olhar reflexivo sobre o processo de ensino e aprendizagem, promovendo de maneira proposital momentos de diagnóstico, análise, reflexão e definição de novas metas a serem alcançadas, desse modo, é possível, ter clareza e promover a evolução."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID18238_TB4840_05112022133648.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILDÂNIA MARTINS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GILDÂNIA"
    "autor_email" => "martinsgildania77@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90981
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4840
    "inscrito_id" => 18238
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM."
    "resumo" => "Tendo como base o estudo de campo realizado no ano de 2016 nas turmas de 3º ano do ensino fundamental na cidade de Tupanatinga-PE, objeto de estudo de tese do curso de doutorado, publicado em artigo no ano de 2018 na revista científica da Universidade Autónoma de Asúncion – UAA, venho apresentar a experiência como professora da educação básica dos anos iniciais, 3º ano, término da alfabetização o conhecimento através do estudo bibliográfico aplicado na prática da sala de aula. Muito tem se estudado a Alfabetização e o Letramento buscando alcançar uma aprendizagem significativa na vida das crianças. Desde a década de 80, estudiosos apresentam diversas maneiras, olhares e métodos que venham contribuir com o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Através de estudos bibliográficos e prática pedagógica a investigação realizou-se apoiada no objetivo geral: Identificar os caminhos que levam desenvolvimento do ensino-aprendizagem promovendo a capacidade de ler, interpretar e escrever textos de usos reais. Os dados foram coletados por meio de pesquisa de cunho bibliográfico, baseado artigos científicos e livros que tratam a temática Alfabetização e Letramento e trazem estudos teóricos de diferentes épocas, dentre os autores Magda Soares, Emília Ferreiro e Ana Teberosky, Artur Gomes de Moraes, dentre outros. Com base nos resultados, considera-se que é necessário que o trabalho com alfabetização e letramento seja realizado de maneira contínua, tendo um olhar reflexivo sobre o processo de ensino e aprendizagem, promovendo de maneira proposital momentos de diagnóstico, análise, reflexão e definição de novas metas a serem alcançadas, desse modo, é possível, ter clareza e promover a evolução."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID18238_TB4840_05112022133648.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILDÂNIA MARTINS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GILDÂNIA"
    "autor_email" => "martinsgildania77@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Tendo como base o estudo de campo realizado no ano de 2016 nas turmas de 3º ano do ensino fundamental na cidade de Tupanatinga-PE, objeto de estudo de tese do curso de doutorado, publicado em artigo no ano de 2018 na revista científica da Universidade Autónoma de Asúncion – UAA, venho apresentar a experiência como professora da educação básica dos anos iniciais, 3º ano, término da alfabetização o conhecimento através do estudo bibliográfico aplicado na prática da sala de aula. Muito tem se estudado a Alfabetização e o Letramento buscando alcançar uma aprendizagem significativa na vida das crianças. Desde a década de 80, estudiosos apresentam diversas maneiras, olhares e métodos que venham contribuir com o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Através de estudos bibliográficos e prática pedagógica a investigação realizou-se apoiada no objetivo geral: Identificar os caminhos que levam desenvolvimento do ensino-aprendizagem promovendo a capacidade de ler, interpretar e escrever textos de usos reais. Os dados foram coletados por meio de pesquisa de cunho bibliográfico, baseado artigos científicos e livros que tratam a temática Alfabetização e Letramento e trazem estudos teóricos de diferentes épocas, dentre os autores Magda Soares, Emília Ferreiro e Ana Teberosky, Artur Gomes de Moraes, dentre outros. Com base nos resultados, considera-se que é necessário que o trabalho com alfabetização e letramento seja realizado de maneira contínua, tendo um olhar reflexivo sobre o processo de ensino e aprendizagem, promovendo de maneira proposital momentos de diagnóstico, análise, reflexão e definição de novas metas a serem alcançadas, desse modo, é possível, ter clareza e promover a evolução.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.