Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: O RECURSO PEDAGÓGICO FANZINE NAS AULAS DE BIOLOGIA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) é um programa de formação inicial de professores enriquecedor para o processo formativo dos estudantes dos cursos de licenciatura que tem possibilitado vivenciar e construir, no contexto da escola, experiências relacionadas a prática docente. Compreendendo que a formação docente apresenta-se como sendo um dos pilares mais importantes para a construção de uma educação de qualidade, o presente estudo tem como objetivo relatar a técnica desenvolvida a partir da utilização do recurso pedagógico fanzine, durante o módulo III, ocorrido no período de outubro de 2021 à março de 2022, no PRP, subprojeto Biologia, desenvolvida em uma escola da rede estadual da cidade Crato/CE, com alunos do 1° ano do Ensino Médio na disciplina Biologia. A pesquisa possui caráter quantitativo, exploratória, fundamentada no relato de experiência construído a partir dos questionários aplicados aos alunos do 1° ano do Ensino Médio durante o mês de março de 2022. O recurso pedagógico fanzine corresponde a uma prática pedagógica no qual, as revistas pedagógicas são produzidas a mão, ou seja, de forma artesanal, o que contribuiu para mobilizar a capacidade criativa dos estudantes. A aplicação da fanzine promoveu o desenvolvimento da aprendizagem significativa dos alunos, na medida em que os temas abordados na construção das mesmas aproximava-os dos contextos e da realidades de cada um, assim como, possibilitou articular teoria e prática e o desenvolvimento da capacidade crítica e dialética dos estudantes, estimulando-os ao protagonismo estudantil. A produção das fanzines se apresentou ainda como um meio de comunicação interativo no qual o conhecimento biológico produzido a partir das colagens se organizou de forma dinâmica e significativa, seja para os estudantes que as produziram, fixando e associando os conteúdos, ou ainda para os leitores das mesmas, reforçando a construção de um conhecimento novo, interdisciplinar pautado na criatividade e ludicidade. A experiência com as fanzines no Ensino de Biologia demonstraram a necessidade de continuidade, ou ainda ampliação a muitas outras escolas, haja visto a riqueza interdisciplinar, poder criativo e sensível, que as fanzines possibilitam. Conclui-se portanto que, por ser uma técnica de baixo custo, esta pode ser utilizada com mais dinamismo e facilidade no Ensino de Biologia.

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