A monitoria se qualifica como uma importante atividade no progresso acadêmico-profissional, a qual garante a troca de conhecimento entre docentes e discentes, oportunizando assim novas experiências, bem como o desenvolvimento de habilidades que favorecem o crescimento das partes atuantes. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o papel da monitoria nas disciplinas ofertadas pela Área de Geociências - Departamento de Ciências Exatas (DEXA) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na perspectiva de discentes e docentes. Para tal, foi realizado um estudo descritivo de abordagem semiestruturada, com aplicação de questionários abertos e fechados, que foram respondidos virtualmente pelos discentes e docentes da Área de Geociências - DEXA/UEFS. Os discentes participantes já haviam feito alguma das disciplinas ofertadas pela Área de Geociências e correspondeu a graduandos dos cursos de Geografia, Agronomia e Química. Dos 52 participantes, 47 discentes e 5 docentes, destacaram a importância do papel e atuação de monitores nas disciplinas oferecidas pela área de Geociências. Diante disto, ficou evidente a importância da monitoria na formação profissional dos monitores, principalmente, para os que anseiam a carreira docente. Além disso, destacou-se também, os desafios e aprendizados enfrentados e adquiridos nesse processo formativo que contempla desde os incentivos públicos às atividades de monitoria bem como, as boas práticas e relações que permeiam as partes atuantes deste processo – monitor, discentes e docentes.