Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA PERSPECTIVA DE(S)COLONIAL DE ENSINO NA GEOGRAFIA: SUPERANDO A VISÃO EUROCÊNTRICA DA CIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89361
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2629
    "inscrito_id" => 13991
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PERSPECTIVA DE(S)COLONIAL DE ENSINO NA GEOGRAFIA: SUPERANDO A VISÃO EUROCÊNTRICA DA CIÊNCIA"
    "resumo" => "A colonização deixou marcas na cultura latino-americana, sobretudo, na forma como o conhecimento é produzido, incluindo-se a Geografia Escolar. Já a educação pode ser uma maneira de superação da visão eurocêntrica da ciência, a partir da perspectiva decolonial. Para isso é necessário analisar o conhecimento e (re)produzi-lo a partir de uma visão não submissa ao pensamento colonial. Portanto, baseando-se nesta visão da educação como processo de libertação, este trabalho foi desenvolvido a partir da busca bibliográfica por produções já realizadas na perspectiva decolonial do ensino de Geografia, a fim de refletir possíveis maneiras da adoção do pensamento decolonial na referida disciplina, permitindo uma formação crítica e o fortalecimento do papel da Geografia como ciência capaz de analisar o espaço geográfico e criticá-lo a partir de como se dão as suas relações. É possível trabalhar a Geografia adotando uma nova concepção do mundo que supere os preconceitos impostos na história que conhecemos, que (re)conte a história a partir do lado oprimido, (re)construindo um saber que nasceu com nossos ancestrais e foi esquecido pela colonização e pela colonialidade. Ademais, identificou-se que a Geografia pode assumir o papel de instrumento no processo de de(s)colonização do saber, uma vez que a mesma possibilita ver o mundo a partir de seus saberes, e pode permitir a construção de um novo saber que considere as diferentes raças, culturas, vozes, identidades, reconhecendo a pluralidade do mundo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13991_TB2629_21112022175328.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATHE ELLEN SOUSA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "KATHE"
    "autor_email" => "kathesousa.costa@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89361
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2629
    "inscrito_id" => 13991
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PERSPECTIVA DE(S)COLONIAL DE ENSINO NA GEOGRAFIA: SUPERANDO A VISÃO EUROCÊNTRICA DA CIÊNCIA"
    "resumo" => "A colonização deixou marcas na cultura latino-americana, sobretudo, na forma como o conhecimento é produzido, incluindo-se a Geografia Escolar. Já a educação pode ser uma maneira de superação da visão eurocêntrica da ciência, a partir da perspectiva decolonial. Para isso é necessário analisar o conhecimento e (re)produzi-lo a partir de uma visão não submissa ao pensamento colonial. Portanto, baseando-se nesta visão da educação como processo de libertação, este trabalho foi desenvolvido a partir da busca bibliográfica por produções já realizadas na perspectiva decolonial do ensino de Geografia, a fim de refletir possíveis maneiras da adoção do pensamento decolonial na referida disciplina, permitindo uma formação crítica e o fortalecimento do papel da Geografia como ciência capaz de analisar o espaço geográfico e criticá-lo a partir de como se dão as suas relações. É possível trabalhar a Geografia adotando uma nova concepção do mundo que supere os preconceitos impostos na história que conhecemos, que (re)conte a história a partir do lado oprimido, (re)construindo um saber que nasceu com nossos ancestrais e foi esquecido pela colonização e pela colonialidade. Ademais, identificou-se que a Geografia pode assumir o papel de instrumento no processo de de(s)colonização do saber, uma vez que a mesma possibilita ver o mundo a partir de seus saberes, e pode permitir a construção de um novo saber que considere as diferentes raças, culturas, vozes, identidades, reconhecendo a pluralidade do mundo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13991_TB2629_21112022175328.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATHE ELLEN SOUSA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "KATHE"
    "autor_email" => "kathesousa.costa@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A colonização deixou marcas na cultura latino-americana, sobretudo, na forma como o conhecimento é produzido, incluindo-se a Geografia Escolar. Já a educação pode ser uma maneira de superação da visão eurocêntrica da ciência, a partir da perspectiva decolonial. Para isso é necessário analisar o conhecimento e (re)produzi-lo a partir de uma visão não submissa ao pensamento colonial. Portanto, baseando-se nesta visão da educação como processo de libertação, este trabalho foi desenvolvido a partir da busca bibliográfica por produções já realizadas na perspectiva decolonial do ensino de Geografia, a fim de refletir possíveis maneiras da adoção do pensamento decolonial na referida disciplina, permitindo uma formação crítica e o fortalecimento do papel da Geografia como ciência capaz de analisar o espaço geográfico e criticá-lo a partir de como se dão as suas relações. É possível trabalhar a Geografia adotando uma nova concepção do mundo que supere os preconceitos impostos na história que conhecemos, que (re)conte a história a partir do lado oprimido, (re)construindo um saber que nasceu com nossos ancestrais e foi esquecido pela colonização e pela colonialidade. Ademais, identificou-se que a Geografia pode assumir o papel de instrumento no processo de de(s)colonização do saber, uma vez que a mesma possibilita ver o mundo a partir de seus saberes, e pode permitir a construção de um novo saber que considere as diferentes raças, culturas, vozes, identidades, reconhecendo a pluralidade do mundo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.