INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO 4.0 NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO PROJETO DE UMA CASA AUTOMATIZADA CONTROLADA POR CELULAR
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90601 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4291 "inscrito_id" => 17258 "titulo" => "INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO 4.0 NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO PROJETO DE UMA CASA AUTOMATIZADA CONTROLADA POR CELULAR" "resumo" => "O avanço da tecnologia trouxe uma maior conexão entre a máquina e o homem, resultando na evolução de processos industriais e na mudança de atividades do nosso cotidiano. Algumas dessas tecnologias, tais como a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things), Manufatura Aditiva e Digitalização, fazem parte do que chamamos hoje de Indústria 4.0, conceito emergente da quarta revolução industrial que se concentra em produções digitais e autônomas. Com a integração dessas tecnologias no nosso presente, é necessária uma mudança na abordagem de ensino nas escolas de forma que estudantes possam acompanhar essa evolução. Uma maneira de inserir o estudo das novas tecnologias nas grades curriculares das escolas é o uso das perspectivas STEM (do inglês Science, Technology, Engineering and Mathematics). Tal perspectiva agrega a cultura maker, que incentiva a prática manual, o despertar da criatividade e inovação, a competência digital e a criação de ambientes colaborativos e sustentáveis. Ela possibilita o ensino dos pilares da Indústria 4.0 com os alunos colocando “a mão na massa” através de experimentos e modelagem 3D. Pensando nisso, foi desenvolvido o projeto de uma maquete de casa controlada remotamente pelo celular para ensinar aplicações de Internet das Coisas, Manufatura digital e conceitos de eletrônica. O objetivo é que um grupo de alunos pudessem desenvolver por eles mesmos a estrutura da casa por modelagem 3D, criar os sistemas automáticos e o controle deles por aplicativo de celular. Os alunos seguem as etapas de construção dos modelos 3D e circuitos eletrônicos pelas instruções desenvolvidas na plataforma de simulação Tinkercad e depois montam na prática com kits de arduino e as impressoras 3D. Alguns alunos têm certa dificuldade por ser tratar de conteúdos até então desconhecidos, porém eles são muito engajados e aprendem de forma rápida e eficaz, tornando o processo divertido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17258_TB4291_01122022014053.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARAH EVEN OLIVEIRA BARBOSA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "SARAH EVEN" "autor_email" => "seobf.eai19@uea.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90601 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4291 "inscrito_id" => 17258 "titulo" => "INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO 4.0 NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO PROJETO DE UMA CASA AUTOMATIZADA CONTROLADA POR CELULAR" "resumo" => "O avanço da tecnologia trouxe uma maior conexão entre a máquina e o homem, resultando na evolução de processos industriais e na mudança de atividades do nosso cotidiano. Algumas dessas tecnologias, tais como a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things), Manufatura Aditiva e Digitalização, fazem parte do que chamamos hoje de Indústria 4.0, conceito emergente da quarta revolução industrial que se concentra em produções digitais e autônomas. Com a integração dessas tecnologias no nosso presente, é necessária uma mudança na abordagem de ensino nas escolas de forma que estudantes possam acompanhar essa evolução. Uma maneira de inserir o estudo das novas tecnologias nas grades curriculares das escolas é o uso das perspectivas STEM (do inglês Science, Technology, Engineering and Mathematics). Tal perspectiva agrega a cultura maker, que incentiva a prática manual, o despertar da criatividade e inovação, a competência digital e a criação de ambientes colaborativos e sustentáveis. Ela possibilita o ensino dos pilares da Indústria 4.0 com os alunos colocando “a mão na massa” através de experimentos e modelagem 3D. Pensando nisso, foi desenvolvido o projeto de uma maquete de casa controlada remotamente pelo celular para ensinar aplicações de Internet das Coisas, Manufatura digital e conceitos de eletrônica. O objetivo é que um grupo de alunos pudessem desenvolver por eles mesmos a estrutura da casa por modelagem 3D, criar os sistemas automáticos e o controle deles por aplicativo de celular. Os alunos seguem as etapas de construção dos modelos 3D e circuitos eletrônicos pelas instruções desenvolvidas na plataforma de simulação Tinkercad e depois montam na prática com kits de arduino e as impressoras 3D. Alguns alunos têm certa dificuldade por ser tratar de conteúdos até então desconhecidos, porém eles são muito engajados e aprendem de forma rápida e eficaz, tornando o processo divertido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17258_TB4291_01122022014053.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARAH EVEN OLIVEIRA BARBOSA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "SARAH EVEN" "autor_email" => "seobf.eai19@uea.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }