O projeto de extensão Ensinando a aprender Botânica no Ensino Básico-PEEABEB, vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, foi criado em 2008, e teve como uma de suas ações, a oferta de cursos com propostas de estratégias e atividades práticas para o Ensino de Botânica para graduandos e professores atuantes no ensino básico. Abordamos neste trabalho, como o itinerário das ações promovidas dentro do projeto, entre 2008 e 2020, influenciou na formação inicial dos estagiários, bem como nas escolhas dos campos de pesquisa destes, na educação. No interstício de tempo supracitado, entre voluntários e bolsistas, o projeto teve um total de 18 estagiários. As atividades extensionistas envolviam: (1) planejamento; (2) elaboração de roteiros e materiais didáticos; (3) divulgação e articulação junto as Secretarias de Educação; (4) promoção dos cursos aos professores; (5) reflexão das propostas apresentadas, com base no feedback dos participantes, mediante análise dos questionários aplicados. Essas atividades eram executadas de forma colaborativa entre membros da equipe e a coordenação. O envolvimento nas ações permitiram, enquanto professores em formação, criar e experienciar diversas estratégias e metodologias para o Ensino de Botânica, enxergar o potencial de articulação da Botânica com as demais áreas do conhecimento, colaborando para práticas educativas contextualizadas e motivadoras, além disso, estimulou o exercício de pensar sobre a própria prática e também influenciou na escolha dos campos de pesquisa dos integrantes, já que essa participação resulta em desdobramentos de pesquisas na caminhada acadêmica tanto na graduação quanto na pós-graduação. Dos 18 graduandos envolvidos, 9 prosseguiram suas pesquisas na pós-graduação, sendo 7 na área educacional, desenvolvendo trabalhos vinculando Botânica à: inclusão, estratégias didáticas, CTS, aprendizagem significativa e EPJAI, etc. Portanto, podemos afirmar que a participação em atividades extensionistas do PEEABEB influenciaram na formação docente e na trajetória acadêmica dos estagiários.