As novas atribuições destinadas à escola e as mudanças por elas ocasionadas exigem a revisão da formação do docente atual, visando fortalecer ou instaurar processos de mudança no interior das instituições formadoras, em resposta às novas tarefas e desafios apontados, principalmente no tocante às inovações metodológicas. O presente trabalho procura discutir a importância das práticas dinâmicas nas aulas de Ciências, tendo como foco os anos finais do ensino fundamental na Unidade Escolar Municipal Nelson Fialho, localizada no município de Campinas do Piauí - PI. Foi realizado um estudo qualitativo e de campo, em que são evidenciadas práticas diferenciadas no contexto do ensino de Ciências, a exemplo de aulas práticas, leituras, contextualização dos saberes, brincadeiras e jogos, utilizando materiais recicláveis, vídeos educativos, experimentos, dentre outras atividades, aplicadas na sala de aula do 6º ano do Ensino Fundamental, em uma turma de 28 alunos. Foi utilizado um teste de verificação de conhecimentos, aplicados no início e no final da pesquisa, e a observação participante. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo, pautada em Bardin (2011). Foi possível identificar, por meio de práticas diferenciadas, o melhoramento da compreensão dos conteúdos científicos pelos alunos. Por isso, a necessidade de atualização permanente do professor, buscando inteirar-se dos avanços do conhecimento nas diversas áreas, em especial no ensino de Ciências, incorporando-os, bem como aprofundar a compreensão da complexidade do ato educativo em sua relação com a sociedade.