Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O RACISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A FAMÍLIA COMO MEDIADORA DESTE MAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, FAMÍLIA, RACISMO Pôster (PO) EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA AFRICANA E AFROBRASILEIRA.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9057
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1466
    "inscrito_id" => 2772
    "titulo" => "O RACISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A FAMÍLIA COMO MEDIADORA DESTE MAL"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência sobre o racismo vivido na Educação Infantil, em que o maior responsável por este preconceito é a própria família. A legislação brasileira, nas últimas décadas, tem contemplado a Educação Infantil. Isso ocorreu a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988 (Art. 208, Inciso IV), na aprovação da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96) e no Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (RCNEI - BRASIL, 1998). Nestes documentos, a Educação Infantil vem sendo respeitada, sendo considerada como um dos instrumentos necessários para dar início à educação e à socialização das crianças. O que motivou esta experiência foi a disciplina Diversidade, Inclusão Social e Educação e o Estágio Supervisionado IV, onde podemos observar na sala de aula da Educação Infantil o comportamento de uma aluna, com quatro anos que rejeitava seu colega por ser negro. A criança deixou claro que não pegava na mão do mesmo porque ele era negro e tinha a mão suja. A mãe da criança era a mais incentivadora da situação. A partir disto foi feito um trabalho com as crianças e as mães dos alunos. Neste trabalho foram apresentadas: reuniões, mensagens, dinâmicas e brincadeiras, envolvendo tanto as crianças como as mães. Depois podemos observar que houve uma mudança em ambos os comportamentos. No contexto escolar, alguns professores se sentem inseguros também para abordar temas polêmicos, como a discriminação racial. O trabalho sobre o racismo deve começar cedo na educação infantil, através do entendimento da identidade e equidade racial da criança, focando na diversidade cultural e ética (RCNEI – BRASIL, 1998). A elaboração de políticas públicas eficazes se faz necessário para que as escolas e os seus profissionais promovam um amplo movimento, tendo como horizonte a discussão e redimensionamento dos currículos, dos materiais pedagógicos com relação às etnias e as diversidades culturais e, principalmente, as questões referentes aos deveres e direitos garantidos pelo Constituição Federal de 1988. (BRASIL, 2004). Professores e demais profissionais educacionais que circundam a pré-escola, com o intuito de educar para diversidade, devem oferecer oportunidade para que as crianças façam sua interpretação do mundo. A educação brasileira precisa no contexto das salas de aula partir da ideia do aluno enquanto um ser social dotado de cultura que o define. As escolas devem estimular as crianças na aceitação da sua cor, buscando resgatar sua autoestima através da valorização da cultura negra, do sentido de igualdade de direitos e do respeito as crianças, prevenindo o desenvolvimento do racismo nas crianças brancas. Concluímos que aprofundar o conhecimento sobre a origem de cada etnia que fez e faz parte da construção da sociedade brasileira educa para a eliminação do preconceito. É necessário formar educadores preparados para lidar com a diversidade cultural em sala de aula, com a família e, para criticar o currículo e suas práticas.Não se trata de educar todos como iguais, mas sim educar na diferença, ressaltando as especificidades e resgatando as diversas etnias de uma educação cheia de preconceitos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA AFRICANA E AFROBRASILEIRA."
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, FAMÍLIA, RACISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_15_26_49_idinscrito_2772_3e63fa8263e4029b1771e9548a021839.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REGINA CELLI SILVA DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "REGINA CELLI"
    "autor_email" => "reginacelli12@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9057
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1466
    "inscrito_id" => 2772
    "titulo" => "O RACISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A FAMÍLIA COMO MEDIADORA DESTE MAL"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência sobre o racismo vivido na Educação Infantil, em que o maior responsável por este preconceito é a própria família. A legislação brasileira, nas últimas décadas, tem contemplado a Educação Infantil. Isso ocorreu a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988 (Art. 208, Inciso IV), na aprovação da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96) e no Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (RCNEI - BRASIL, 1998). Nestes documentos, a Educação Infantil vem sendo respeitada, sendo considerada como um dos instrumentos necessários para dar início à educação e à socialização das crianças. O que motivou esta experiência foi a disciplina Diversidade, Inclusão Social e Educação e o Estágio Supervisionado IV, onde podemos observar na sala de aula da Educação Infantil o comportamento de uma aluna, com quatro anos que rejeitava seu colega por ser negro. A criança deixou claro que não pegava na mão do mesmo porque ele era negro e tinha a mão suja. A mãe da criança era a mais incentivadora da situação. A partir disto foi feito um trabalho com as crianças e as mães dos alunos. Neste trabalho foram apresentadas: reuniões, mensagens, dinâmicas e brincadeiras, envolvendo tanto as crianças como as mães. Depois podemos observar que houve uma mudança em ambos os comportamentos. No contexto escolar, alguns professores se sentem inseguros também para abordar temas polêmicos, como a discriminação racial. O trabalho sobre o racismo deve começar cedo na educação infantil, através do entendimento da identidade e equidade racial da criança, focando na diversidade cultural e ética (RCNEI – BRASIL, 1998). A elaboração de políticas públicas eficazes se faz necessário para que as escolas e os seus profissionais promovam um amplo movimento, tendo como horizonte a discussão e redimensionamento dos currículos, dos materiais pedagógicos com relação às etnias e as diversidades culturais e, principalmente, as questões referentes aos deveres e direitos garantidos pelo Constituição Federal de 1988. (BRASIL, 2004). Professores e demais profissionais educacionais que circundam a pré-escola, com o intuito de educar para diversidade, devem oferecer oportunidade para que as crianças façam sua interpretação do mundo. A educação brasileira precisa no contexto das salas de aula partir da ideia do aluno enquanto um ser social dotado de cultura que o define. As escolas devem estimular as crianças na aceitação da sua cor, buscando resgatar sua autoestima através da valorização da cultura negra, do sentido de igualdade de direitos e do respeito as crianças, prevenindo o desenvolvimento do racismo nas crianças brancas. Concluímos que aprofundar o conhecimento sobre a origem de cada etnia que fez e faz parte da construção da sociedade brasileira educa para a eliminação do preconceito. É necessário formar educadores preparados para lidar com a diversidade cultural em sala de aula, com a família e, para criticar o currículo e suas práticas.Não se trata de educar todos como iguais, mas sim educar na diferença, ressaltando as especificidades e resgatando as diversas etnias de uma educação cheia de preconceitos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA AFRICANA E AFROBRASILEIRA."
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, FAMÍLIA, RACISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_15_26_49_idinscrito_2772_3e63fa8263e4029b1771e9548a021839.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REGINA CELLI SILVA DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "REGINA CELLI"
    "autor_email" => "reginacelli12@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência sobre o racismo vivido na Educação Infantil, em que o maior responsável por este preconceito é a própria família. A legislação brasileira, nas últimas décadas, tem contemplado a Educação Infantil. Isso ocorreu a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988 (Art. 208, Inciso IV), na aprovação da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394/96) e no Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (RCNEI - BRASIL, 1998). Nestes documentos, a Educação Infantil vem sendo respeitada, sendo considerada como um dos instrumentos necessários para dar início à educação e à socialização das crianças. O que motivou esta experiência foi a disciplina Diversidade, Inclusão Social e Educação e o Estágio Supervisionado IV, onde podemos observar na sala de aula da Educação Infantil o comportamento de uma aluna, com quatro anos que rejeitava seu colega por ser negro. A criança deixou claro que não pegava na mão do mesmo porque ele era negro e tinha a mão suja. A mãe da criança era a mais incentivadora da situação. A partir disto foi feito um trabalho com as crianças e as mães dos alunos. Neste trabalho foram apresentadas: reuniões, mensagens, dinâmicas e brincadeiras, envolvendo tanto as crianças como as mães. Depois podemos observar que houve uma mudança em ambos os comportamentos. No contexto escolar, alguns professores se sentem inseguros também para abordar temas polêmicos, como a discriminação racial. O trabalho sobre o racismo deve começar cedo na educação infantil, através do entendimento da identidade e equidade racial da criança, focando na diversidade cultural e ética (RCNEI – BRASIL, 1998). A elaboração de políticas públicas eficazes se faz necessário para que as escolas e os seus profissionais promovam um amplo movimento, tendo como horizonte a discussão e redimensionamento dos currículos, dos materiais pedagógicos com relação às etnias e as diversidades culturais e, principalmente, as questões referentes aos deveres e direitos garantidos pelo Constituição Federal de 1988. (BRASIL, 2004). Professores e demais profissionais educacionais que circundam a pré-escola, com o intuito de educar para diversidade, devem oferecer oportunidade para que as crianças façam sua interpretação do mundo. A educação brasileira precisa no contexto das salas de aula partir da ideia do aluno enquanto um ser social dotado de cultura que o define. As escolas devem estimular as crianças na aceitação da sua cor, buscando resgatar sua autoestima através da valorização da cultura negra, do sentido de igualdade de direitos e do respeito as crianças, prevenindo o desenvolvimento do racismo nas crianças brancas. Concluímos que aprofundar o conhecimento sobre a origem de cada etnia que fez e faz parte da construção da sociedade brasileira educa para a eliminação do preconceito. É necessário formar educadores preparados para lidar com a diversidade cultural em sala de aula, com a família e, para criticar o currículo e suas práticas.Não se trata de educar todos como iguais, mas sim educar na diferença, ressaltando as especificidades e resgatando as diversas etnias de uma educação cheia de preconceitos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.