Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CURRÍCULO DE CURSOS DE LETRAS E O ENSINO PARA CRIANÇAS: A (DES)PREPARAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE INGLÊS

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Devido a alta demanda do ensino de língua inglesa pelo mercado de trabalho, escolas de educação básica e programas de educação bilíngue recorrem à busca de professores de inglês, visando promover o contato do público infantil com esta língua desde cedo. Em contrapartida, alguns profissionais não possuem experiência com o ensino para crianças, por não obterem, em sua trajetória acadêmica, práticas pedagógicas e estágios voltados para a atuação neste contexto específico. Diante desta realidade, ora vivenciada, inclusive, em nossa formação inicial, objetivamos, por meio de um levantamento de dados, analisar quais Instituições de Ensino Superior (IES) adotam, em seus Planos Pedagógicos de Curso, componentes curriculares e/ou estágios para a prática do ensino de inglês para crianças, isto é, voltados à Educação Infantil e/ou anos iniciais do Ensino Fundamental. Como aporte teórico, basear-nos-emos em Basso (2007a; 2007b), Gomes (2013), Rocha et al. (2010), Oliveira (2002), Pires (2004), dentre outros, que refletem sobre a importância da formação docente e do processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa no contexto da Educação Infantil. Outrossim, os dados dessa pesquisa, de cunho quali-quantitativo (KNETCHEL, 2014), serão gerados através de uma análise de fluxogramas de cursos de Ensino Superior de Universidades públicas do Nordeste. De antemão, os resultados sugerem uma discrepância em relação a não-preparação de professores para o ensino de crianças na maioria das grades curriculares das IES ora investigadas, o que nos faz refletir que futuros professores  obtêm contato com o ensino infantil apenas com a experiência profissional, muitas vezes após conclusão do curso de Letras - Inglês.

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