SIMEONI, Maria Cristina. Brinquedoteca como incubadora social. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/88794>. Acesso em: 24/11/2024 18:11
O presente artigo descreve a análise do projeto: Criatividade e Ludicidade – O Direito de Brincar e a Brinquedoteca, elaborado pelo Grupo de Pesquisa CRILU: Criatividade e Ludicidade do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Norte do Paraná/Brasil, Campus Jacarezinho, com a intenção de participar do Programa de Extensão Universitária - Universidade Sem Fronteiras da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná - Subprograma: Incubadora dos Direitos Sociais. Entende-se por Incubadora um local ou até mesmo um grupo de pessoas habilitadas para tal, que auxiliam na criação de uma empresa ou instituição, organizando os processos iniciais para que seu desenvolvimento ocorra como esperado. Para este estudo apresenta-se o conceito de Incubadora Social, ou seja, empreendimento destinado a dar assistência e amparar o estágio inicial de empreendimentos econômicos solidários, sobretudo aquelas ligadas às universidades. Justifica-se pela relevância da construção e manutenção de uma Brinquedoteca no local onde está estabelecido, em Jacarezinho, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, desenvolvido pelo Governo Federal, através do Ministério da Cidadania. Os objetivos foram: destacar a importância das Incubadoras Sociais; analisar a relevância e viabilidade da implementação do referido projeto e colaborar com sua efetivação. Foi adaptada e utilizada a Metodologia de Análises das Tecnologias Sociais com abordagem qualitativa, tendo auxílio da análise de conteúdo. Os resultados apontaram afirmativamente para relevância e viabilidade do projeto.