Este artigo relata a experiência vivenciada por um grupo de consultores pedagógicos responsáveis pelo Desenho de Cursos e Currículos no Senac São Paulo que, frente a pandemia de Covid 19, se deparou com a real e emergencial necessidade de manutenção do processo pedagógico em sua rede de escolas. A urgência na adaptação para o ensino remoto levou ao aprimoramento nas formas de conduzir o processo, culminando com a adoção de novas estratégias de ensino e aprendizagem mediadas pela tecnologia, tais como recursos didáticos, objetos de aprendizagem e ferramentas digitais, além daquelas utilizadas habitualmente. Em um momento disruptivo, os processos de elaboração e disponibilização de orientações para os cursos da educação profissional – planos de cursos e sugestões para prática pedagógica - foram readequados. Desenvolveu-se, para atender a esta demanda, um banco de estratégias de ensino-aprendizagem vinculado a recursos digitais, a partir da categorização e identificação da potencialidade didático-pedagógica destes e, como intersecção, o planejamento didático apoiado em objetivos de aprendizagem com base na taxonomia de BLOOM (revisada), considerando sua convergência com a abordagem por competências, adotada pelo Senac. Como legado, as discussões avançaram para o reconhecimento de inserção da tecnologia como facilitadora do processo educacional de maneira não paliativa e o desenvolvimento dos web currículos, passou a ser, agora e na totalidade, realizado em contextos de ubiquidade.