O presente trabalho tem como objetivo investigar através de uma pesquisa-ação colaborativa o uso da sala de informática e da internet na pesquisa escolar no ensino da geografia. Procurou-se inicialmente buscar uma fundamentação teórica sobre conceitos como, era da informação com Manuel Castells, inclusão digital e virtualidade do espaço vivido com os embasamentos teóricos de Pierre Lévy. Inicialmente aplicaram-se questionários para investigar o perfil dos sujeitos, quanto as suas percepções e contato com as novas tecnologias, sendo estes uma professora do ensino médio da Escola Estadual Abel Freire Coelho localizado no município de Mossoró-RN e alunos de duas turmas do 2° ano do Ensino Médio. A metodologia consistiu em acompanhar as práticas docentes por meio de registro filmográfico, sobretudo das atividades realizadas na sala de informática. Em seguida foi o momento de proporcionar a reflexão sobre a ação educativa, onde a professora participante da pesquisa pode assistir a suas aulas, e fazer considerações sobre sua prática. O segundo momento consistiu em uma ação colaborativa com o professor, onde foi proposta a construção de estratégias didáticas para trabalhar a pesquisa escolar, com o auxílio da internet. O produto final consistiu em uma construção de um jornal, em formato de site onde os alunos produziriam textos autorais com base na pesquisa, para compor as seções do jornal: política, economia, cidades, cultura e classificados. Como resultado da ação do pesquisador foram dadas considerações positivas por parte dos alunos que afirmaram ter participado de uma atividade nova que envolveu mais com o conteúdo e passou do habitual que era pesquisas na internet. Diante disso a professora pesquisadora colaboradora também fez considerações significativas ao admitir pouco conhecimento com a informática, a falta de preparação por parte dos programas governamentais e o pouco tempo para planejar suas aulas explorando mais as ferramentas da internet.