Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REPRESENTANTES DE TURMA, MEDIAÇÃO E INTERLOCUÇÃO ENTRE OS ATORES DA COMUNIDADE ACADÊMICA: ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO CURSO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90355
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3958
    "inscrito_id" => 14287
    "titulo" => "REPRESENTANTES DE TURMA, MEDIAÇÃO E INTERLOCUÇÃO ENTRE OS ATORES DA COMUNIDADE ACADÊMICA: ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO CURSO"
    "resumo" => "Introdução: O diálogo é fonte de compromisso ético, colaborativo e democrático ao representar os anseios e necessidades da comunidade acadêmica nas Instituições de Ensino Superior. Objetivo: Descrever a proposta pedagógica do curso de extensão Representantes de turma, mediação e interlocução entre os atores da comunidade acadêmico, desenvolvido no Centro Universitário Euro-Americano, por meio da ação entre Núcleo de Apoio Discente e docente (NADD) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA), no calendário acadêmico de 2021. Método: A trajetória metodológica considerou a abordagem investigativa qualitativa através da análise do plano do curso, dos fóruns de discussão no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) desenvolvido na Plataforma Moodle do curso e o estudo bibliográfico. Resultados: A formação ofertada aos representantes de turma dos cursos de graduação superior permite a abertura de espaços para posturas relativas à mediação de conflitos, o debate de opiniões, o diálogo democrático, a ênfase nas boas relações e o atendimento de necessidades específicas do cenário local. Conclusões: A relevância do estudo consiste em destacar a necessidade de ações articuladas no âmbito universitário que possibilitem a escolha de diferentes interações e perspectivas dos atores escolares para dinamizar a solução de problemas. Ademais, os resultados indicam que a formação dos representantes de turma, sobretudo os desdobramentos do acompanhamento psicopedagógico e a avaliação institucional entre NADD e CPA são capazes de possibilitar melhorias na qualidade que favoreçam a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14287_TB3958_01122022160427.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANGELICA INÊS MIOTTO"
    "autor_nome_curto" => "ANGELICA"
    "autor_email" => "angelmiotto@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90355
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3958
    "inscrito_id" => 14287
    "titulo" => "REPRESENTANTES DE TURMA, MEDIAÇÃO E INTERLOCUÇÃO ENTRE OS ATORES DA COMUNIDADE ACADÊMICA: ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DO CURSO"
    "resumo" => "Introdução: O diálogo é fonte de compromisso ético, colaborativo e democrático ao representar os anseios e necessidades da comunidade acadêmica nas Instituições de Ensino Superior. Objetivo: Descrever a proposta pedagógica do curso de extensão Representantes de turma, mediação e interlocução entre os atores da comunidade acadêmico, desenvolvido no Centro Universitário Euro-Americano, por meio da ação entre Núcleo de Apoio Discente e docente (NADD) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA), no calendário acadêmico de 2021. Método: A trajetória metodológica considerou a abordagem investigativa qualitativa através da análise do plano do curso, dos fóruns de discussão no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) desenvolvido na Plataforma Moodle do curso e o estudo bibliográfico. Resultados: A formação ofertada aos representantes de turma dos cursos de graduação superior permite a abertura de espaços para posturas relativas à mediação de conflitos, o debate de opiniões, o diálogo democrático, a ênfase nas boas relações e o atendimento de necessidades específicas do cenário local. Conclusões: A relevância do estudo consiste em destacar a necessidade de ações articuladas no âmbito universitário que possibilitem a escolha de diferentes interações e perspectivas dos atores escolares para dinamizar a solução de problemas. Ademais, os resultados indicam que a formação dos representantes de turma, sobretudo os desdobramentos do acompanhamento psicopedagógico e a avaliação institucional entre NADD e CPA são capazes de possibilitar melhorias na qualidade que favoreçam a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14287_TB3958_01122022160427.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANGELICA INÊS MIOTTO"
    "autor_nome_curto" => "ANGELICA"
    "autor_email" => "angelmiotto@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Introdução: O diálogo é fonte de compromisso ético, colaborativo e democrático ao representar os anseios e necessidades da comunidade acadêmica nas Instituições de Ensino Superior. Objetivo: Descrever a proposta pedagógica do curso de extensão Representantes de turma, mediação e interlocução entre os atores da comunidade acadêmico, desenvolvido no Centro Universitário Euro-Americano, por meio da ação entre Núcleo de Apoio Discente e docente (NADD) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA), no calendário acadêmico de 2021. Método: A trajetória metodológica considerou a abordagem investigativa qualitativa através da análise do plano do curso, dos fóruns de discussão no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) desenvolvido na Plataforma Moodle do curso e o estudo bibliográfico. Resultados: A formação ofertada aos representantes de turma dos cursos de graduação superior permite a abertura de espaços para posturas relativas à mediação de conflitos, o debate de opiniões, o diálogo democrático, a ênfase nas boas relações e o atendimento de necessidades específicas do cenário local. Conclusões: A relevância do estudo consiste em destacar a necessidade de ações articuladas no âmbito universitário que possibilitem a escolha de diferentes interações e perspectivas dos atores escolares para dinamizar a solução de problemas. Ademais, os resultados indicam que a formação dos representantes de turma, sobretudo os desdobramentos do acompanhamento psicopedagógico e a avaliação institucional entre NADD e CPA são capazes de possibilitar melhorias na qualidade que favoreçam a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Ana da Costa Polonia

    Importante contribuição incrementando o protagonismo entre os acadêmico, proporcionando reflexões e sobres os espaços educacionais e o engajamento instituiinal,

    13/12/2022 08:54:35
  • Raniel Nunes Ribeiro

    Apresentação de ponta como sempre da Prof Angélica!! Parabéns!

    12/12/2022 17:18:20

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.