Introdução: O diálogo é fonte de compromisso ético, colaborativo e democrático ao representar os anseios e necessidades da comunidade acadêmica nas Instituições de Ensino Superior. Objetivo: Descrever a proposta pedagógica do curso de extensão Representantes de turma, mediação e interlocução entre os atores da comunidade acadêmico, desenvolvido no Centro Universitário Euro-Americano, por meio da ação entre Núcleo de Apoio Discente e docente (NADD) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA), no calendário acadêmico de 2021. Método: A trajetória metodológica considerou a abordagem investigativa qualitativa através da análise do plano do curso, dos fóruns de discussão no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) desenvolvido na Plataforma Moodle do curso e o estudo bibliográfico. Resultados: A formação ofertada aos representantes de turma dos cursos de graduação superior permite a abertura de espaços para posturas relativas à mediação de conflitos, o debate de opiniões, o diálogo democrático, a ênfase nas boas relações e o atendimento de necessidades específicas do cenário local. Conclusões: A relevância do estudo consiste em destacar a necessidade de ações articuladas no âmbito universitário que possibilitem a escolha de diferentes interações e perspectivas dos atores escolares para dinamizar a solução de problemas. Ademais, os resultados indicam que a formação dos representantes de turma, sobretudo os desdobramentos do acompanhamento psicopedagógico e a avaliação institucional entre NADD e CPA são capazes de possibilitar melhorias na qualidade que favoreçam a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão.