Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA ESCOLA MUNICIPAL BEATRIZ ERNESTO DE MELO EM QUEIMADAS-PB

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90469
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4113
    "inscrito_id" => 14322
    "titulo" => "OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA ESCOLA MUNICIPAL BEATRIZ ERNESTO DE MELO EM QUEIMADAS-PB"
    "resumo" => "O processo de alfabetização e letramento requer condições favoráveis para a prática de leitura e escrita. Devido à pandemia do Covid-19, o ensino reinventou-se a partir da adesão das aulas remotas. Ensinar a ler e a escrever é um grande desafio para os professores que têm se reinventado para garantir os direitos da aprendizagem pelas dificuldades de participação dos alunos no acesso das aulas remotas. Diante do exposto é relevante estudar sobre as dificuldades que os alunos encontram no processo de aprendizagem, como também conhecer metodologias capazes de desenvolver uma prática de escrita para tornar os educandos bons produtores de textos a partir de acessos a livros digitais, vídeos educativos, aplicativos, entre outros, porém apesar destes, serem dispositivos que ajudam no processo de letramento, para alguns alunos mantem um distanciamento ainda maior pela falta destes recursos, acarretando marginalização do ensino. Nosso objetivo é analisar os impactos da pandemia no processo de alfabetização e letramento com os alunos do 3º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Beatriz Ernesto de Melo no Município de Queimadas-PB. Faremos uma investigação da prática dos professores para o avanço nos níveis de escrita em um contexto de aulas remotas, refletindo acerca dos desafios no processo de aprendizagem nesta modalidade visando superar as dificuldades no contexto escolar, estabelecendo maior objetividade de aquisição do letramento e consequentemente contribuir para a formação de leitores e escritores participativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14322_TB4113_05122022152209.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEFA LÚCIA ALVES MARINHO"
    "autor_nome_curto" => "Lucinha"
    "autor_email" => "professoralucinha10@gmail"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90469
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4113
    "inscrito_id" => 14322
    "titulo" => "OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA ESCOLA MUNICIPAL BEATRIZ ERNESTO DE MELO EM QUEIMADAS-PB"
    "resumo" => "O processo de alfabetização e letramento requer condições favoráveis para a prática de leitura e escrita. Devido à pandemia do Covid-19, o ensino reinventou-se a partir da adesão das aulas remotas. Ensinar a ler e a escrever é um grande desafio para os professores que têm se reinventado para garantir os direitos da aprendizagem pelas dificuldades de participação dos alunos no acesso das aulas remotas. Diante do exposto é relevante estudar sobre as dificuldades que os alunos encontram no processo de aprendizagem, como também conhecer metodologias capazes de desenvolver uma prática de escrita para tornar os educandos bons produtores de textos a partir de acessos a livros digitais, vídeos educativos, aplicativos, entre outros, porém apesar destes, serem dispositivos que ajudam no processo de letramento, para alguns alunos mantem um distanciamento ainda maior pela falta destes recursos, acarretando marginalização do ensino. Nosso objetivo é analisar os impactos da pandemia no processo de alfabetização e letramento com os alunos do 3º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Beatriz Ernesto de Melo no Município de Queimadas-PB. Faremos uma investigação da prática dos professores para o avanço nos níveis de escrita em um contexto de aulas remotas, refletindo acerca dos desafios no processo de aprendizagem nesta modalidade visando superar as dificuldades no contexto escolar, estabelecendo maior objetividade de aquisição do letramento e consequentemente contribuir para a formação de leitores e escritores participativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14322_TB4113_05122022152209.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEFA LÚCIA ALVES MARINHO"
    "autor_nome_curto" => "Lucinha"
    "autor_email" => "professoralucinha10@gmail"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O processo de alfabetização e letramento requer condições favoráveis para a prática de leitura e escrita. Devido à pandemia do Covid-19, o ensino reinventou-se a partir da adesão das aulas remotas. Ensinar a ler e a escrever é um grande desafio para os professores que têm se reinventado para garantir os direitos da aprendizagem pelas dificuldades de participação dos alunos no acesso das aulas remotas. Diante do exposto é relevante estudar sobre as dificuldades que os alunos encontram no processo de aprendizagem, como também conhecer metodologias capazes de desenvolver uma prática de escrita para tornar os educandos bons produtores de textos a partir de acessos a livros digitais, vídeos educativos, aplicativos, entre outros, porém apesar destes, serem dispositivos que ajudam no processo de letramento, para alguns alunos mantem um distanciamento ainda maior pela falta destes recursos, acarretando marginalização do ensino. Nosso objetivo é analisar os impactos da pandemia no processo de alfabetização e letramento com os alunos do 3º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Beatriz Ernesto de Melo no Município de Queimadas-PB. Faremos uma investigação da prática dos professores para o avanço nos níveis de escrita em um contexto de aulas remotas, refletindo acerca dos desafios no processo de aprendizagem nesta modalidade visando superar as dificuldades no contexto escolar, estabelecendo maior objetividade de aquisição do letramento e consequentemente contribuir para a formação de leitores e escritores participativos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.