A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIA-FERRAMENTA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA APLICAÇÃO DO TEMA SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90447 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4088 "inscrito_id" => 16225 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIA-FERRAMENTA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA APLICAÇÃO DO TEMA SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA." "resumo" => "Este texto é um recorte de uma pesquisa de Doutorado que avalia o impacto de um produto educacional (PE), intitulado “As Escolhas de Augustinho”, sobre os níveis de confiança (autoeficácia) de adolescentes para aderir à prática de atividades físicas (AF). Trata-se de um relato de experiência, com a utilização de oito trechos da história-ferramenta do PE como estratégia pedagógica na aplicação do tema AF e saúde nas aulas regulares de Educação Física em três turmas do primeiro ano do Ensino Médio em uma instituição pública federal. A estruturação das aulas seguiu as orientações previstas no PE, que teve quatro subtemas: estilo de vida saudável; avaliação da Atividade Física (AF); monitoramento objetivo e subjetivo da AF; avaliação do cumprimento das metas de AF. O principal referencial do PE é a Teoria Social Cognitiva (TSC) e a ação pedagógica teve nas estratégias autorregulatórias suporte para promover discussões sobre aspectos biológicos, psicológicos e sociais da AF. Os encontros foram presenciais, durante dez semanas entre os meses de abril e julho de 2022, com duração de quarenta minutos cada tempo de aula, sendo dois tempos semanais em cada turma. A divisão dos encontros foi realizada da seguinte maneira: em um primeiro momento, um trecho da história-ferramenta era apresentado, em seguida o tema saúde era aplicado, ao final de cada encontro era realizada uma roda de conversa para analisar o que foi vivenciado. Como resultados, os estudantes realizaram ações de mapeamento das áreas de lazer disponíveis em seus bairros, monitoramento e percepção da intensidade realizada na AF, construção de um diário de bordo durante três semanas para identificar os próprios níveis de AF, e, como culminância, realizou-se a leitura completa da história-ferramenta. Conclui-se que a experiência gerou reflexões interessantes nos participantes devido às discussões e questionamentos sobre o corpo na pandemia, sedentarismo e atividade física." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID16225_TB4088_29112022110058.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO RODRIGUES DIAS" "autor_nome_curto" => "BRUNO RODRIGUES" "autor_email" => "brunorodias@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90447 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4088 "inscrito_id" => 16225 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIA-FERRAMENTA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA APLICAÇÃO DO TEMA SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA." "resumo" => "Este texto é um recorte de uma pesquisa de Doutorado que avalia o impacto de um produto educacional (PE), intitulado “As Escolhas de Augustinho”, sobre os níveis de confiança (autoeficácia) de adolescentes para aderir à prática de atividades físicas (AF). Trata-se de um relato de experiência, com a utilização de oito trechos da história-ferramenta do PE como estratégia pedagógica na aplicação do tema AF e saúde nas aulas regulares de Educação Física em três turmas do primeiro ano do Ensino Médio em uma instituição pública federal. A estruturação das aulas seguiu as orientações previstas no PE, que teve quatro subtemas: estilo de vida saudável; avaliação da Atividade Física (AF); monitoramento objetivo e subjetivo da AF; avaliação do cumprimento das metas de AF. O principal referencial do PE é a Teoria Social Cognitiva (TSC) e a ação pedagógica teve nas estratégias autorregulatórias suporte para promover discussões sobre aspectos biológicos, psicológicos e sociais da AF. Os encontros foram presenciais, durante dez semanas entre os meses de abril e julho de 2022, com duração de quarenta minutos cada tempo de aula, sendo dois tempos semanais em cada turma. A divisão dos encontros foi realizada da seguinte maneira: em um primeiro momento, um trecho da história-ferramenta era apresentado, em seguida o tema saúde era aplicado, ao final de cada encontro era realizada uma roda de conversa para analisar o que foi vivenciado. Como resultados, os estudantes realizaram ações de mapeamento das áreas de lazer disponíveis em seus bairros, monitoramento e percepção da intensidade realizada na AF, construção de um diário de bordo durante três semanas para identificar os próprios níveis de AF, e, como culminância, realizou-se a leitura completa da história-ferramenta. Conclui-se que a experiência gerou reflexões interessantes nos participantes devido às discussões e questionamentos sobre o corpo na pandemia, sedentarismo e atividade física." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID16225_TB4088_29112022110058.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO RODRIGUES DIAS" "autor_nome_curto" => "BRUNO RODRIGUES" "autor_email" => "brunorodias@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }