ANÁLISE DE EXERCÍCIOS E PROBLEMAS DE UM LIVRO DE ARITMÉTICA DE 1900 DESENVOLVIDOS NO CADERNO DE UMA ALUNA DO COLÉGIO SÃO JOSÉ DE SÃO LEOPOLDO/RS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88081 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 164 "inscrito_id" => 10821 "titulo" => "ANÁLISE DE EXERCÍCIOS E PROBLEMAS DE UM LIVRO DE ARITMÉTICA DE 1900 DESENVOLVIDOS NO CADERNO DE UMA ALUNA DO COLÉGIO SÃO JOSÉ DE SÃO LEOPOLDO/RS" "resumo" => "O tema deste artigo se enquadra na História da Educação Matemática no Rio Grande do Sul. Tem por objetivo investigar o que exercícios e problemas resolvidos encontrados no caderno de contas de uma aluna do Colégio São José de São Leopoldo, do início dos anos 1900, revelam sobre a Matemática praticada a partir de um livro de Aritmética produzido e editado pelas próprias Irmãs Franciscanas para o público feminino. Possui abordagem qualitativa, por meio de análise documental de um caderno escolar e um livro de Aritmética, do início do século XX. Fundamentando-se em referenciais sobre cultura escolar, analisaram-se exercícios e problemas resolvidos no caderno, identificando-se conteúdos envolvidos, procedimentos de cálculo e a associação com o cotidiano das alunas do Colégio. Os 240 exercícios e problemas presentes no caderno abordam aritmética – frações ordinárias e decimais, sistema métrico, raiz quadrada, regra de três e mistura – e geometria plana – superfícies de triângulos, quadriláteros e polígonos. Os procedimentos de cálculo empregados seguem as regras descritas no livro de Aritmética. Embora o caderno contenha uma grande quantidade de exercícios, metodicamente resolvidos, também possui problemas associados ao dia a dia das alunas do Colégio, com destaque para aplicações do sistema métrico e das medidas de superfície. Com base no exposto, verifica-se que esses exercícios e problemas revelam uma cultura escolar, que instrumentalizava gerações de alunas para solução de problemas do cotidiano, tanto no gerenciamento de atividades domésticas, quanto profissionais, a partir de um material didático próprio para as aulas de Matemática no ensino primário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID10821_TB164_09062022200552.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MALCUS CASSIANO KUHN" "autor_nome_curto" => "MALCUS" "autor_email" => "malcuskuhn@ifsul.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88081 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 164 "inscrito_id" => 10821 "titulo" => "ANÁLISE DE EXERCÍCIOS E PROBLEMAS DE UM LIVRO DE ARITMÉTICA DE 1900 DESENVOLVIDOS NO CADERNO DE UMA ALUNA DO COLÉGIO SÃO JOSÉ DE SÃO LEOPOLDO/RS" "resumo" => "O tema deste artigo se enquadra na História da Educação Matemática no Rio Grande do Sul. Tem por objetivo investigar o que exercícios e problemas resolvidos encontrados no caderno de contas de uma aluna do Colégio São José de São Leopoldo, do início dos anos 1900, revelam sobre a Matemática praticada a partir de um livro de Aritmética produzido e editado pelas próprias Irmãs Franciscanas para o público feminino. Possui abordagem qualitativa, por meio de análise documental de um caderno escolar e um livro de Aritmética, do início do século XX. Fundamentando-se em referenciais sobre cultura escolar, analisaram-se exercícios e problemas resolvidos no caderno, identificando-se conteúdos envolvidos, procedimentos de cálculo e a associação com o cotidiano das alunas do Colégio. Os 240 exercícios e problemas presentes no caderno abordam aritmética – frações ordinárias e decimais, sistema métrico, raiz quadrada, regra de três e mistura – e geometria plana – superfícies de triângulos, quadriláteros e polígonos. Os procedimentos de cálculo empregados seguem as regras descritas no livro de Aritmética. Embora o caderno contenha uma grande quantidade de exercícios, metodicamente resolvidos, também possui problemas associados ao dia a dia das alunas do Colégio, com destaque para aplicações do sistema métrico e das medidas de superfície. Com base no exposto, verifica-se que esses exercícios e problemas revelam uma cultura escolar, que instrumentalizava gerações de alunas para solução de problemas do cotidiano, tanto no gerenciamento de atividades domésticas, quanto profissionais, a partir de um material didático próprio para as aulas de Matemática no ensino primário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID10821_TB164_09062022200552.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MALCUS CASSIANO KUHN" "autor_nome_curto" => "MALCUS" "autor_email" => "malcuskuhn@ifsul.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }