SILVA, Sara Quesia Freitas Da et al.. Askbio: jogo didático para o ensino de biologia. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89023>. Acesso em: 22/11/2024 03:52
A elaboração de jogos didáticos é um dos grandes desafios para os(as) docentes que lecionam a disciplina de biologia na rede pública de ensino. Estes materiais pedagógicos servem como instrumentos facilitadores no processo de ensino-aprendizagem e na organização dos conteúdos de biologia dentro do planejamento escolar. Assim, objetivou-se com esta pesquisa, a elaboração e construção de um jogo didático a partir das necessidades coletadas de um formulário aplicado com os docentes que lecionam a disciplina de biologia em escolas públicas do município de Itapipoca/CE. Para a construção/elaboração deste material pedagógico, foram utilizados pelos discentes participantes da pesquisa, materiais de baixo custo e mais acessíveis para posterior doação às escolas participantes. A partir das informações coletadas, o jogo “AskBIO” teve como temática a Citologia, estudo das células. Os discentes da pesquisa passaram por workshops específicos para a elaboração da metodologia deste jogo. O jogo “AskBIO” utilizou-se como princípio os jogos de quebra-cabeça, com imagens relacionadas à temática principal somando-se a estes havia perguntas, em dois níveis, fundamental e médio. Ao final da pesquisa, o jogo didático “AskBIO” foi doado aos docentes de biologia/ciências de uma escola municipal e outra estadual no município de Itapipoca/CE. Conclui-se que este jogo didático possibilitou aos discentes das escolas o estabelecimento da relação entre teoria e prática da disciplina de biologia, contribuindo assim na formação da sua aprendizagem.