Sancionada a Lei Federal n.º 13.005/2014, que dispõe sobre o Plano Nacional de Educação – PE, sentimo-nos desafiados a investigar como as questões emergentes ligadas aos direitos humanos são contempladas nas suas 20 Metas, cujo cumprimento deve ocorrer ao longo de 10 (dez) anos, e de que modo influenciarão/ auxiliarão na prática pedagógica, com vistas ao atendimento pleno dos direitos e deveres previstos na Legislação do Brasil e à legítima (e necessária) atuação da escola no cumprimento do seu papel social. Propomo-nos a esmiuçar, através de pesquisa documental e empírica, o espaço e o tempo que as temáticas relacionadas e essa questão se desdobram na formação docente e nas práticas pedagógicas numa perspectiva transdisciplinar, uma vez que nos dispomos a compreender como se dá a abordagem das temáticas emergentes tratadas pelos direitos humanos, de modo que possam, de fato, ser materializadas nos processos de formação docente e nas práticas pedagógicas, observar se há diálogo entre os pressupostos previstos no Plano Nacional de Direitos Humanos - PNDH e o PNE e, por conseguinte, como os Planos Estadual e Municipais de Educação absorvem essa problemática.