Este trabalho tem o intuito entender o processo da inclusão de alunos com Deficiência no ensino regular, expondo um conciso histórico a cerca da educação especial no Brasil. Faze – se uma análise das práticas metodológicas que beneficiam o processo de ensino, aprendizagem e da inserção dos alunos com deficiência no ambiente regular de ensino. Os procedimentos metodológicos utilizados foram, a pesquisa de campo realizada em uma Escola Municipal de São Bernardo – MA. Para a realização do trabalho contamos com a participação de alguns professores e alunos do turno matutino, realizou-se a partir de um questionário não estruturado. A pesquisa bibliográfica que apoiou-se na Declaração de Jumtien (1990); Declaração de Salamanca (1994); Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (1998) entre outros. A inclusão da pessoa com no ambiente escolar é amparada por lei, mostrando que a inclusão1 é algo importante e necessário. Nos dias atuais ainda existe dificuldades para a inserção de alunos em escolas regulares, pois é um processo que requer tempo e planejamento, porém é válido o esforço para a inserção de crianças com deficiência se mante no ambiente regular de ensino, dessa forma espera – se que a pesquisa possa contribuir para os estudos da área.