A construção deste artigo visa demonstrar experiências de novas formas didáticas, onde foi desenvolvido um plano de aula com jogos didáticos para dinamizar e rever os conteúdos que foram dialogados em sala de aula. O jogo utilizado foi o quebra-cabeça, e os conteúdos foram as Revoltas durante o período regencial para o segundo ano do ensino médio e a história da África para as turmas do primeiro ano. Desta forma, o trabalho realizado contemplou discussões sobre práticas educativas na instituição de ensino, buscando retratar metodologias e especificidades educacionais, com o intuito de problematizar o ensino e as suas pluralidades educacionais voltados para a prática de ensino e aprendizagem da disciplina de História. As leituras que sustentaram o embasamento teórico-metodológico foram SILVEIRA, 1998, FRIEDMANN, 1996, KENSKI, 2007, PAVINI e FONTANA, 2009, BATISTA; DIAS, 2012, entre outros. Os jogos didáticos são um grande exemplo de formação do conhecimento, através desse mecanismo novos saberes podem surgir, e agregá-los ao posicionamento cognitivo sobre diversos conteúdos que foram aprendidos. A metodologia deste trabalho utilizou a pesquisa descritiva que possui o intuito de gerar discussões sobre a importância da construção do conhecimento por meio dos jogos didáticos praticados em sala de aula. Nos resultados destacamos as dimensões sensoriais como visual que possibilitaram inovação na abordagem do conteúdo que buscou ir além de habilidades como a cooperação, interação e dinâmica entre pares.