Este trabalho apresenta um projeto de pesquisa (em andamento) que tem como objetivo investigar as práticas de leitura e escrita presentes em turmas da educação infantil (crianças com 5 anos de idade) e turmas do 1º ano do ensino fundamental, do município de Vicência – PE, observando de que maneira essas práticas se relacionam com a Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – PEADS, (pedagogia que norteia a prática pedagógica no município) e com o processo de alfabetização letramento das crianças. De maneira mais específica, objetivamos investigar as práticas de leitura e escrita desenvolvidas pelas professoras das turmas, observando de que maneira elas se relacionam com a PEADS, bem como, observar como a pedagogia (princípios, valores, etapas) se relaciona com o fazer pedagógico das professoras, sobretudo, nas atividades que tem como foco os eixos de alfabetização e letramento. Para atingirmos os objetivos propostos, estamos acompanhando, (semanalmente) o trabalho de 4 (quatro) professoras conforme acordo firmado com as mesmas. Optamos por uma pesquisa do tipo qualitativa, e adotamos como procedimentos metodológicos a observação participante, videogravação e o diário de campo. Sendo a PEADS uma pedagogia que compreende que a escola deve preocupar-se com o que acontece dentro e fora dela, porque a aprendizagem acontece e os valores são construídos dentro e fora dos muros, em interação com a comunidade e a partir da sua vida, compreendemos que esse estudo revelará experiências e práticas alfabetizadoras que trazem as crianças como protagonistas do processo de ensino - aprendizagem, tendo seus contextos e realidades permeando o ensinar e o aprender.