Metodologias ultrapassadas e sem preocupação com o feedback dos alunos, torna o ensino de qualquer disciplina um processo maçante e de resultados negativos, tanto para os alunos, quanto para os professores. A busca por uma metodologia que seja eficaz e ao mesmo tempo atrativa para os estudantes é uma tarefa que a muito tempo vem sendo buscada na carreira docente de diversos professores. Desta maneira, o presente trabalho visa propor um modelo de aula onde há a utilização de ferramentas didáticas não convencionais para a discussão de assuntos de Biologia, Microbiologia e Química. Para o desenvolvimento deste trabalho utiliza-se o anime denominado Dr. Stone como fundamentação de subsunçores mentais nos estudantes a respeito de conceitos abordados na ementa das disciplinas do Ensino Médio. A partir do anime é possível discutir de forma correta e dinâmica tópicos importantes como fermentação e produção de bebidas, destilação e formação de etanol e também presença de compostos químicos em excrementos animais. O teste de como a proposta se sairia na prática ocorreu com cerca de 36 alunos, e o resultado obtido foi a de uma participação mais ampla e interativa, de maneira que os alunos se sentiram à vontade e entusiasmados em comentar os tópicos da aula. Dessa forma, pode-se perceber que animes são ferramentas didáticas eficazes e proporcionam dinamismo em sala de aula, facilitando assim o processo de aprendizado significativo e evitando-se a aprendizagem mecânica.