O presente trabalho tem por objetivo discutir as possibilidades e os desafios metodológicos do desenvolvimento de atividades centradas em metodologias ativas sobre educação em direitos humanos no ensino de História. Assim, o trabalho está estruturado em três partes. No primeiro momento, analisamos como os princípios da educação em Direitos Humanos estão articulados com o ensino de História, considerando as competências e habilidades da BNCC. Para esse momento, relacionamos as temáticas sobre cidadania, democracia e respeito às diferenças com os conteúdos de História Contemporânea contemplados na BNCC (Primeira e Segunda Guerra Mundial, o Nazismo, Movimentos Sociais nos EUA na década de 60 e a Ditadura Militar no Brasil, por exemplo). Na segunda parte, discutimos sobre a utilização de metodologias ativas nas aulas de História, atentando para aspectos como o protagonismo estudantil e as potencialidades dos Recursos Educacionais Digitais (REDs). Por fim, realizamos um balanço sobre as vantagens e os desafios na realização de atividades que envolvem temáticas sobre Direitos Humanos, metodologias ativas e ensino de História. Nessa perspectiva, pretendemos indicar como o ensino de História deve proporcionar diálogos entre os acontecimentos do passado e as demandas do presente (a utilização de tecnologias pelos adolescentes e jovens e situações de violação os Direitos Humanos, por exemplo), contribuindo para uma sociedade mais justa e fraterna.