O presente trabalho trata-se de um recorte de uma pesquisa monográfica que teve por objetivo narrar a trajetória histórica de resistência pela busca da autoafirmação dos membros da comunidade Poço Dantas em Crato - CE. Como objetivo específico, busca-se conhecer como a comunidade atua nos processos de educação e de cultura para manter e reafirmar o que preconizam ser suas heranças indígenas. Este trabalho se configura como um estudo de caso. Como instrumentos de coleta de dados utilizamos a observação in loco e entrevista semiestruturada para ouvir a representante da comunidade – a cacique – sobre a representatividade étnica daquele grupo. Buscou-se ainda vídeos e documentários (de produção própria, disponíveis na internet) que trazem a cultura, costumes, anseios da comunidade, bem como a sua memória. A entrevista foi sistematizada por um questionário de quatro perguntas centrais com respostas abertas a novos questionamentos. Concluímos que a comunidade busca autoafirmar-se de diversas formas: pelas histórias transmitidas oralmente, danças, costumes alimentares e/ou uso de ervas medicinais, bem como com a produção de artesanato de barro e cipó. A busca por reconhecimento social se efetiva ainda, com a participação de seus membros em eventos como Seminários, Palestras, Eventos culturais, apresentando seus costumes e modo de vida, fortalecendo o processo de autoidentificação e de resistência frente às incontáveis formas de negação daquele coletivo quanto à sua origem. A pesquisa demonstrou que processos educativos locais são fundamentais para que todos da comunidade estejam cientes de seus direitos como descendentes indígenas. E essa educação não se efetiva apenas dentro de sala de aula, ela é difusa e acontece em todos os espaços e em todas as falas daqueles/as que as/os representam.