SILVINO, João Da Silva et al.. Revisando biologia: genética para vestibular. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/90287>. Acesso em: 22/12/2024 21:09
O presente artigo irá abordar um estudo em desenvolvimento, onde o mesmo trata de um projeto de ensino, caracteriza-se como uma pesquisa de investigação-ação que será desenvolvido no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, IFMA-Campus Caxias, no período de 2022.2 (agosto a dezembro), com turmas de 3º ano do Ensino Médio, integrado ao técnico profissionalizante, objetivando proporcionar uma melhor compreensão dos conteúdos de genética abordados em vestibulares, como o Exame Nacional do Ensino Médio. É sabido que muitos alunos possuem dificuldades em assemelhar e compreender os conceitos abordados no ensino de ciências no ensino médio, principalmente no que diz respeito a disciplina de biologia, como nos conteúdos trabalhos em genética. As chamadas metodologias educacionais tradicionais, que priorizam a memorização, onde o professor tem um papel de transmissor das informações, não acompanharam as demandas da sociedade moderna e, por isso, se faz necessária a adoção de estratégias mais inclusivas, em que os alunos tenham uma participação ativa na construção do conhecimento. O projeto em questão tem como objetivo principal a criação de métodos de revisão de conteúdo de biologia, dando ênfase para o conteúdo de genética cobrado em vestibulares, objetivando ainda revisar conteúdos básicos de genética estudados no primeiro semestre de 2022; aplicando os métodos de revisão criados, em atividades teóricas em sala de aula; ampliando os conhecimentos dos alunos a cerca dos conteúdos de genética do 3º ano; dando ênfase aos conteúdos mais frequentes nas provas de vestibulares, através de aulas mais participativas e interativas.